No mesmo dia da entrega, 10 aparelhos do tipo estacionário foram levados para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A unidade de saúde foi a primeira do DF a receber os respiradores devido ao aumento de casos da doença na região administrativa.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o pronto-socorro do HRC tem atendido exclusivamente pacientes com coronavírus desde o dia 8 de junho. Por isso, receberá 20 respiradores estacionários. Segundo a pasta, os equipamentos entregues hoje já tiveram a montagem iniciada. O objetivo é oferecer suporte respiratório para as pessoas que chegarem em estado grave ao pronto-socorro.
“Esses respiradores vieram em um momento oportuno, pois vão dar o suporte necessário no HRC aos pacientes com Covid-19 que mais precisam. Com os aparelhos indo para o pronto-socorro, o hospital terá mais pontos disponíveis com respiradores. O outro é a UTI, que foi reformada e já começou a receber pacientes desde a semana passada”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.
Cada um dos respiradores estacionários foi comprado pelo Ministério da Saúde pelo valor de R$ 60 mil. Quanto aos portáteis, foram adquiridos por cerca de R$ 41 mil.