Cidades

Deputado distrital pede isenção de IPVA para veículos sustentáveis

Minuta de projeto de lei foi encaminhado à Secretaria de Economia do DF. O objetivo da proposta é tornar os carros movidos a energia elétrica e hidrogênio mais acessíveis à população

Com o intuito de tornar os veículos sustentáveis mais acessíveis à população, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) encaminhou uma minuta de projeto de lei à Secretaria de Economia do Distrito Federal para tratar de benefícios fiscais relacionados ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No documento, o parlamentar pede a isenção do imposto para os veículos automotores impulsionados a energia elétrica ou a hidrogênio ou os híbridos. 

Para Delmasso essa isenção é um passo significativo para que o Governo do Distrito Federal proporcione à população algo que acontece em outros países. “As pessoas querem utilizar e democratizar as tecnologias digitais. Ela começa com o carro elétrico, onde apresenta um crescimento do mercado e da cadeia produtiva, sendo vitrine para outros estados e um crescimento do mercado e da cadeia produtiva, sendo vitrine para outros estados e municípios”, afirma o deputado.

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o Brasil tem 14.838 veículos elétricos em circulação. Apenas no Distrito Federal são 426 veículos registrados como elétricos ou híbridos.

De acordo com a ABVE, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco já isentam o IPVA como forma de estimular a venda de veículos elétricos. Outras quatros cidades de São Paulo também praticam a isenção.