Cidades

Corpus Christi: procissão está suspensa e missa será sob agendamento

Tradicional procissão dos fiéis na Esplanada dos Ministérios foi cancelada para evitar o contágio do novo coronavírus


Apesar das portas das igrejas estarem abertas para os fiéis, algumas celebrações ainda não podem acontecer. É o caso da festa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (11/6). A solenidade, que já virou tradição em Brasília, foi suspensa pela Arquidiocese de Brasília. A decisão foi tomada com o objetivo de evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Em vídeo, o recém eleito administrador da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido, avisa que a solenidade celebrada na Esplanada dos Ministérios – montagem dos tapetes, santa missa e procissão dos fiéis – não poderá ocorrer, mas pede às igrejas que, ainda assim, celebrem a data. “Nós rogamos a todas as paróquias que celebrem as missas com os horários dominicais, com especial solenidade, de tal modo que o Santíssimo Sacramento seja adorado e venerado”.

Saiba Mais

Dom José Aparecido manda um recado aos fiéis que fazem parte do grupo de risco: “Desejamos que as pessoas que estão nos grupos de risco não se sintam privadas da Eucaristia, pois a graça do sacramento nos é dada pela comunhão espiritual sempre que a fazemos”. O administrador pede aos fiéis integrantes do grupo para permanecerem em casa: “Acompanhem e adorem o senhor mesmo que a distância, porque o senhor está conosco, ele caminha conosco.


Programação


A festa celebra, solenemente, o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Na Catedral de Brasília, as missas serão realizadas às 10h30 e 18h30. Para participar, os fiéis devem marcar para garantir o lugar, uma vez que a entrada é controlada para respeitar o distanciamento social. Para solicitar, é preciso acessar o site da Catedral
 
*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel