Cidades

Medidas de segurança não são cumpridas em parques do DF, diz MPDFT

Órgão vistoriou três parques desde a reabertura. Falta ou uso incorreto da máscara é uma das situações mais comuns, além das aglomerações

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vistoriou três parques do DF para verificar se as medidas de proteção contra o novo coronavírus estão sendo cumpridas. Peritos do órgão observaram as estruturas de uso comum e o comportamento dos frequentadores nos parques Olhos d’Água, na Asa Norte, Ezechias Heringer, no Guará e Sarah Kubitschek, na Asa Sul. As vistorias ocorreram, na sexta-feira (5/6) e no sábado (6/6).

Os parques voltaram a funcionar, em 3 de junho, após decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB). No entanto, de acordo com o MPDFT, o distanciamento social não é cumprido em nenhum dos três locais vistoriados. No parque da cidade Sarah Kubitschek, os peritos flagraram frequentadores sem máscara ou usando a proteção facial de maneira inadequada. Casos de aglomerações também foram observados. 

Saiba Mais

Para o coordenador da força-tarefa do Ministério Público, procurador de Justiça José Eduardo Sabo, a retomada das atividades exige ainda mais cautela. “Pedimos que a população tenha cuidado e mantenha o uso de máscaras. Que os locais que favorecem a proximidade das pessoas sejam evitados. Temos constatado que as pessoas precisam ficar mais atentas e ter mais responsabilidade”, disse o procurador.

Segundo o MPDFT, novas vistorias serão realizadas para observar o comportamento dos usuários, além de averiguar como o poder público atua na fiscalização nestes locais.