Cidades

Farmácia vendia remédio controlado sem receita no Recanto das Emas

Durante a fiscalização da Vigilância Sanitária foram apreendidas 87 caixas de medicamentos que eram vendidos irregularmente

A Vigilância Sanitária apreendeu, nesta terça-feira (9/06), 87 caixas de medicamentos de uso controlado que eram revendidos por uma farmácia no Recanto das Emas sem a receita médica. 

O órgão foi acionado pela Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor) da Polícia Civil. Segundo a investigação, o estabelecimento estava proibido de vender esse tipo de medicamento desde abril (Portaria n° 344/98). 

O proprietário, que é farmacêutico, também havia sido preso na Operação Alquimia, da Polícia Civil, em outubro do ano passado. 

“Ontem, a Cecor nos chamou para apoiar essa ação, pois havia uma denúncia de que o estabelecimento continuava vendendo medicamentos controlados sem autorização e sem retenção de receita”, informou a Gerência de Medicamentos e Correlatos da Vigilância Sanitária.

Saiba Mais

No local, os farmacêuticos reservavam uma sala ao lado da loja para guardar os remédios. “A chave da sala estava sob responsabilidade da farmácia. Lá dentro, estavam os medicamentos controlados proibidos de vender sem retenção da receita. Inclusive, encontramos as notas fiscais de compra dos medicamentos. Ele não poderia vender esses remédios de jeito nenhum”, explica a Gerência da Vigilância.

O estabelecimento foi autuado e será aberto um processo administrativo sanitário sujeito a multa, cassação da licença sanitária ou interdição do local. 

O proprietário ainda responderá um processo na esfera criminal por venda de entorpecentes sem receituário.

Para fazer denúncias do gênero é possível utilizar os canais como o telefone 162 ou o site www.ouvidoria.df.gov.br.

Com informações da Agência Brasília e da  Secretaria de Saúde.