Em apoio às pautas que cresceram junto às manifestações antirracistas — após o assassinato de George Floyd, negro norte-americano asfixiado até a morte por um policial branco — um grupo de jovens criou uma rede de voluntários para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pessoas negras em situação de vulnerabilidade. Trata-se da iniciativa Pretos no Enem, que, em apenas uma semana, conseguiu engajar mais de 20 mil voluntários.
Até o momento, cerca de 200 pessoas foram apadrinhadas e tiveram as inscrições do Exame pagas. “É muito legal saber que 200 pessoas que não iriam fazer a prova agora vão fazer. No entanto, perto da quantidade de pessoas que poderíamos ajudar ainda é pouco”, comenta o podcaster Luan Alencar, 25 anos, um dos fundadores da ação.
O prazo para o pagamento da taxa de inscrição no Enem termina hoje. O boleto pode ser quitado em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. O pagamento da taxa de R$ 85, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), ocorre por meio de um processo de apadrinhamento. O voluntário se inscreve, preenche um formulário com apenas dois itens (quantos boletos deseja pagar e contato) e, de acordo com a demanda, recebe o boleto do candidato apadrinhado.
Não pedimos dados bancários, transferência, nem nada. Nós mandamos o boleto, em que consta o nome no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É tudo muito transparente”, explica Luan.
Segundo o Inep, cerca de 300 mil candidatos fizeram a inscrição, mas não pagaram a taxa de R$ 85. Luan acredita que a baixa demanda se dá ao fato de muitos dos estudantes negros em situação de vulnerabilidade não terem acesso à internet e, por isso, não terem conhecimento do projeto. “Contamos com a ajuda de alguns movimentos, entramos em contato com escolas e cursinhos porque queremos chegar nessas pessoas”, afirma.
Para participar
Para participar
Como ter a taxa de inscrição paga
1 - Mande uma mensagem para @pretosnoenem (Instagram)
2 - Com o boleto em mãos, a equipe entrará em contato com algum dos voluntários, que pagará a inscrição e enviará o comprovante do pagamento.
Como virar voluntário
1- Preencha formulário no site do projeto https://pretosnoenem.com/
2 - Preenchido o formulário, os nomes vão para uma planilha em que é feito o controle de quantas inscrições estão com promessa de serem pagas
3 - Assim que um candidato solicitar o apadrinhamento, um voluntário é escolhido e recebe o boleto.
4 - O voluntário, então, deve efetuar o pagamento mandar o comprovante