Cidades

Nota Legal: mais de 47 mil indicaram conta bancária para receber créditos

A data-limite para os participantes do programa realizarem o procedimento é 30 de junho. Quem usou os créditos para descontos no IPVA e IPTU também pode fazer as indicações

O prazo de indicação de conta bancária para receber os créditos referentes ao programa Nota Legal começou em 1º de junho e, até a última terça-feira (8/6), 47.299 pessoas já haviam acessado o sistema e confirmado os dados para receber os valores. Segundo a Secretaria de Economia, o valor dos registros é de R$ 8.158.153,84.

Para cadastrar a conta-corrente ou poupança de depósito da quantia, o contribuinte deve acessar o site notalegal.df.gov.br até 30 de junho. O saldo mínimo para receber o benefício é de R$ 25 (somados o programa tradicional e o Nota Saúde). 

O beneficiário precisa indicar uma conta bancária no próprio nome, pois não serão transferidos valores para terceiros. Essa medida tem o objetivo de evitar fraudes, assim como a proibição do uso dos créditos para abatimento de impostos referentes a bens de outras pessoas.

Caso o cidadão esteja em débito com a Fazenda Pública no momento da registro dos dados bancários, ele poderá tentar novamente regularizar a situação fiscal, até a data-limite das indicações (30/6). Aproximadamente 350 mil pessoas participantes do Nota legal têm dívidas com a Fazenda.
 
Em 2020, mesmo quem optou pelo abatimento do IPVA e IPTU no início do ano também pode fazer a indicação da conta para resgate do saldo disponível para recolher o restante dos créditos. 
 
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer