Contemplando a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e autistas, o programa Todos Contra a Covid, do Governo do Distrito Federal (DGF), recebeu a doação de 900 máscaras. Os responsáveis pela ação são os aprovados para o cargo de secretário escolar, da Secretaria de Educação.
Os equipamentos de proteção são fabricados em acetato, plástico transparente que deixa à vista os lábios de quem usa. O modelo foi projetado para facilitar a comunicação com surdos que utilizam a leitura labial e para autistas severos que não aceitam o uso das máscaras comuns.
O donativo foi encaminhado para a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF, que ficará responsável pela distribuição para aqueles que necessitam deste equipamento. Os recursos utilizados para a fabricação destes materiais foram de fundo pessoal dos próprios integrantes da comissão.
As máscaras são reutilizáveis, confeccionadas com corte a laser. A higienização do equipamento pode ser feita com álcool em gel 70%. O vice-governador, Paco Britto, participou da cerimônia de recebimento: “é um gesto muito nobre e de extrema necessidade, de carinho pela população do Distrito Federal”.
Doações
Nesta terça-feira (9), outra ação voluntária integrou a força-tarefa beneficente durante a pandemia. A Associação Maria Vitória de Doenças Raras (Amaviraras) recebeu cestas básicas, material de higiene, máscaras e cobertores para distribuir a 45 famílias das 98 acolhidas pela instituição. Parte dos donativos foi feita por uma comissão formada pelos aprovados concurso público da Polícia Civil (PCDF).