O crescimento de casos confirmados de coronavírus no Distrito Federal acompanhou o crescimento do fluxo de acesso ao transporte público, segundo estudo. A pesquisa foi divulgada pela Companhia de Planejamento (Codeplan) e verificou que havia uma alteração constante na trajetória de expansão de casos acumulados, mas que ela apresentou um aumento na semana entre 31 de maio e 6 de junho, justamente quando houve o pico do número de acessos no transporte público.
Neste período analisado, a Codeplan computou o maior fluxo de acesso aos ônibus e metrô, com pico em 5 de junho, quando foram computados 553.975 acessos. O número é aproximadamente 5% maior com relação ao mesmo dia da semana anterior, 29 de maio.
Um gráfico exposto no estudo coloca lado a lado o fluxo de viagens no transporte público e casos de covid-19 nos últimos 30 dias, mostrando uma relação crescente de ambos, com variações já esperadas durante dias de fim de semana.
A Secretaria de Saúde divulgou, na noite de segunda-feira (8/6), que o DF tem 16.948 pessoas diagnosticadas com covid-19 e 226 mortes. Os números do transporte coletivo são medidos através do sistema de bilhetagem do transporte rodoviário e o transporte por trilhos (Metrô-DF).