Cidades

Resumo do dia: confira as principais notícias sobre a covid-19 no DF

Nova decisão judicial sobre isolamento social, diretor do Hospital de Ceilândia exonerado e quase 17 mil casos de covid-19 no DF são alguns dos destaques do dia

1. Justiça - Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) reconsiderou a decisão tomada por juiz substituto e confirmou, nesta segunda-feira (8/6), a competência da Justiça Federal para analisar as medidas de isolamento social no Distrito Federal. Já o Superior Tribunal de Justiça (STJ) permitiu que um casal de idosos americanos de mais de 80 anos entrasse no país para viver com o filho, que mora no DF. Eles haviam sido impedidos de vir para o Brasil por decisão do então ministro da Justiça, Sérgio Moro, em razão da pandemia do coronavírus.

2. Ceilândia - No dia em Ceilândia chega a 2 mil casos confirmados da covid-19, o diretor do hospital público da cidade é exonerado. Para conter o avanço da doença na região administrativa, o GDF deflagrou operação que contou com apoio de forças de segurança, da saúde e de fiscalização.

Casos e mortes - O DF chega próximo de 17 mil casos confirmados da doença - a maioria de pacientes recuperados - e a Secretaria de Saúde registra um total de 205 mortes oficialmente em decorrência da covid-19. Já nos cartórios, são 251 os óbitos prováveis por coronavírus. A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes infectados chegou a 65%. A primeira semana de junho registrou aumento de 723% no número de casos em relação ao mesmo período de maio

3. Tratamento - A rede pública de saúde ganhará reforço de novos profissionais, que serão contratados para atuar por seis meses nas unidades de saúde do DF. Especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença. Em meio a pandemia, a Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) antecipou o lançamento de plano de saúde e clínica médica para advogados, estagiários e dependentes. Enquanto isso, o médico que havia tido o direito de exercer a profissão suspenso por anunciar kit contra o coronavírus poderá voltar a praticá-la, por decisão do Conselho Federal de Medicina.

4. Segurança - A Justiça liberou 1,9 mil presos para cumprirem a pena em casa devido à pandemia. Familiares daqueles que permanecem encarcerados pediram mais transparência em protesto na Esplanada, uma vez que as visitas estão suspensas. As crianças estão menos seguras: violação de direitos delas aumentou durante a pandemia e GDF inicia campanha para combater esse tipo de violência.

5. Economia - O prazo para confirmar o direito ao auxílio emergencial concedido pelo GDF foi reaberto. Para driblar crises, muitos brasilienses têm se tornado microempreendedores individuais: foram mais de 14 mil empresas abertas durante a pandemia.