Cidades

Familiares de presos protestam na Esplanada por mais transparência

Pedindo maior transparência e cuidados em relação à covid-19, familiares de presos ocupam gramado do Congresso Nacional

Correio Braziliense
postado em 08/06/2020 16:58
Familiares já haviam protestado também em frente à Vara de Execuções PenaisNa manhã desta segunda-feira (8), familiares de presos do Distrito Federal reuniram-se em um protesto pacífico na Esplanada dos Ministérios. Segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-DF), o grupo somava 30 manifestantes e foi acompanhado pela Polícia Militar. 

Os familiares requerem maior atenção do governo em relação às contaminações do novo coronavírus ocorridas dentro das penitenciárias. Até o momento, já foram registradas duas mortes de detentos e outros 808 testaram positivo para a doença. A equipe de policiais penais também engrossa as estatísticas; 235 ficaram doentes. 

Por causa da facilidade de transmissão em ambientes de aglomeração, como no caso dos presídios, as famílias pedem maior transparência na divulgação do estado de saúde de quem cumpre pena. Eles desejam que seja realizada comunicação individual sobre cada preso. 

Os manifestante farão suas demandas por meio de um documento encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que além de pedir informações, também requer maior flexibilidade na entrega de produtos aos presos. As famílias desejam enviar material de higiene e limpeza coletiva. 

Outro ponto do documento diz sobre a liberação para cumprimento da pena em domicílio aos detentos que estão em regime aberto e semiaberto. Para aqueles que seguem encarcerados, o grupo requer a realização de videochamadas entre presos, familiares e advogados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags