Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 23:03
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (5/6), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) vai lançar a 4ª edição 2020 do Ranking da Universalização do Saneamento. Na ocasião, Brasilia será uma das cinco cidades homenageadas com o "Selo de Cidade Destaque". Para a escolha, a associação analisou 1.857 municípios.
O evento on-line, realizado no formato de webinar, começará as 10h, no site da associação. A apresentação será com Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES.
O ranking
O ranking identifica o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento. A definição é feita a partir de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.
De acordo com a ABES, a edição 2020 reúne 1.857 municípios, representando cerca de 70% da população do Brasil, com informações dos municípios fornecidas ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.
O estudo apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população. Também apresenta um panorama da situação de cada município do ranking em relação à formulação do Plano de Saneamento Básico, instrumento fundamental para as políticas públicas de saneamento no país e condição para obtenção de recursos da União para esses serviços a partir de 2023.
Confira a programação:
10h às 11h - Apresentação do Ranking - perguntas e respostas
11h às 12h - Premiação das cidades destaque
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.