Cidades

Mais de 100 idosos foram desligados do programa Hotelaria Solidária

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, a maioria decidiu sair por motivos pessoais e outros 15 não atendem aos critérios estabelecidos para participar do programa

Com o intuito de acolher os idosos de baixa renda e que não têm condições de fazer o isolamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus, o Governo do Distrito Federal criou o programa Sua Vida Vale Muito – Ação Hotelaria Solidária. Dos quase 300 inscritos no projeto, apenas 225 seguem hospedados no Brasília Palace Hotel. 

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), 102 hóspedes foram desligados do programa desde o início do acolhimento, em 22 de abril. Desse total, aproximadamente 80 saíram do hotel por motivos pessoais, como saudade da família. 

Outras 15 pessoas foram desligadas por não atender aos critérios estabelecidos para a participação do programa. Segundo a pasta, eles apresentavam condições de se proteger do coronavírus em suas residências, além de ter renda acima de meio salário mínimo per capita.

Em nota, a Sejus explica que a triagem dos idosos para o Hotelaria Solidária foi feita com base nas informações declaradas no ato da inscrição. No entanto, equipes de psicólogos e assistentes sociais identificaram que alguns omitiram informações no cadastro e não se encaixavam nas regras do edital. 

A secretaria ressaltou que não se trata de expulsão e entrou em contato com os familiares dos acolhidos para informar os motivos do desligamento. 

Em relação à equipe, são aproximadamente 40 servidores trabalhando no hotel, entre profissionais da Sejus e da Secretária de Saúde. Toda a alimentação é acompanhada por nutricionistas e o cardápio é balanceado.