Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 11:30
A partir de agora, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) será responsável pelo controle e redução da poluição das águas do Lago Paranoá e do Descoberto, que abastecem o Distrito Federal. A determinação foi publicada em Resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), com o objetivo de coibir o lançamento irregular de esgotos sanitários em sistemas de drenagem e nos mananciais.
De acordo com a norma, caberá à Caesb fiscalizar unidades usuárias e a forma de utilização do serviço de esgotamento sanitário para evitar a poluição por meio de galerias pluviais. A companhia também deve prevenir e minimizar a contaminação das águas superficiais nos casos em que houver derramamento.
As diretrizes complementam as resoluções da Adasa (14/2011 e 188/2006) que tratam das condições de prestação dos serviços de abastecimento de água e de saneamento sanitário e também das penas previstas, em caso de descumprimento das normas.
De acordo com a normativa publicada pela Adasa, em caso de vazamento irregular, a prestadora de serviço terá 15 dias, após a notificação, para adotar providências. O prazo é prorrogável por mais 15 dias.
As normas previstas na resolução foram elaboradas pelas superintendências de Abastecimento de Água e Esgoto e de Drenagem Urbana da Adasa e contou com a contribuição da Caesb e de outros órgãos distritais, por meio de audiência pública realizada em fevereiro deste ano.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.