O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou o prazo de cinco dias para que a secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) expliquem a compra de 300 ventiladores pulmonares microprocessados, com turbina de ar comprimido medicinal, para tratamento de pacientes diagnosticados com coronavírus .
Segundo o órgão, o portal “Juntos contra o Coronavírus”, que traz informações sobre os gastos relacionados com o enfrentamento à covid-19, não trazos dados do custo estimativo de contratações, nem dos projetos básicos, restando apenas as publicações no Diário Oficial do DF dos extratos de avisos de abertura de dispensa de licitação.
A decisão foi tomada durante sessão desta quarta-feira (3/06). Os órgãos intimados deverão apresentar esclarecimentos circunstanciados sobre a representação e disponibilizar ao TCDF acesso integral aos processos administrativos referentes à compra de ventiladores pulmonares. O prazo passou a contar a partir da publicação da notificação oficial.