Cidades

Juíza da Vara de Execuções Penais visita sistema prisional do DF

A juíza da Vara de Execuções Penais (VEP-DF) visitou as unidades onde estavam os presos com a covid-19

Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 10:02
A juíza foi acompanhada pelos agentes responsáveis pela saúde dos presos, vinculados à Secretaria de Saúde do DFApós o Complexo da Papuda registrar quase mil casos dos contaminados pela covid-19, além de três óbitos pela doença, a Vara de Execuções Penais (VEP) realizou, nesta terça-feira (3/6), uma inspeção no local.
 
A juíza esteve acompanhada por servidores da equipe de saúde prisional vinculados à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A magistrada pôde verificar as condições a que estão sendo submetidos os internos em cumprimento de pena no sistema prisional do Distrito Federal durante a pandemia do coronavírus. 
 

Saiba Mais

Na ocasião, a juíza entrou em todos os presídios, inclusive onde estão alocados os presos contaminados pelo coronavírus, e conversou com alguns deles. A magistrada também inspecionou os almoxarifados das unidades e confirmou o recebimento de cobertores e kits de higiene entregues a todos os internos.
 
De acordo com a Vara, a VEP-DF segue atenta acompanhando de perto os desdobramentos da pandemia da covid-19 e adotando as medidas cabíveis, a fim de preservar a saúde e a integridade de todos os internos e agentes do sistema prisional.
 

Números do sistema

 
Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), até segunda-feira (1/6), o DF havia realizado 5.323 testes de covid-19, dentre swab e rápidos, sendo responsável por 77,8% dos testes aplicados em todo país.
 
Na terça, o sistema prisional do DF registrava 926 casos positivos de coronavírus, sendo 235 de policiais penais - 188 já recuperados - e 691 de presos, sendo 459 recuperados. Até quarta-feira (3/6), foram registradas duas mortes de dois detentos e um óbito de policial penal no DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags