Cidades

Preso líder de arrombamento de cofres bancários

O líder de uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de cofres bancários foi preso, na terça-feira, em Valparaíso (GO). O dono de um lava-jato em Águas Claras José Carlos Lacerda Estevam Leite, conhecido como Carlinhos Paraíba, de 40 anos, entregou-se à Polícia Civil de Goiás (PCGO), acompanhado por um advogado. A Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri) representou à Justiça recambiamento do preso para o Distrito Federal e aguarda decisão.

Carlinhos Paraíba era procurado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Em Goiás, também tinha um mandado em aberto por furto qualificado, cometido em 26 de abril. Na ocasião, os criminosos arrombaram uma agência bancária do Banco do Brasil, em Anápolis (GO). Carlinhos também é indicado como o coordenador de roubos e furtos a bancos na Bahia, no Amazonas e em Santa Catarina.

Segundo o delegado André Leite, chefe da Corpatri, a atuação de Carlinhos Paraíba foi descoberta após chamado da Central de Segurança do Banco do Brasil, localizada no DF. “Iniciamos a investigação de cinco funcionários terceirizados do banco, responsáveis pela central de videomonitoramento e alarmes das agências, e descobrimos a organização criminosa”, explicou.