De acordo com a CEB, a medida também entrou em vigor devido à pandemia do novo coronavírus. A ideia é reduzir o contato entre os consumidores e os profissionais que fazem a leitura dos equipamentos. Além disso, a autoleitura também será útil para os comércios que só funcionam à noite e nas residências em que o relógio não fica exposto e não há moradores em casa durante o horário comercial.
A companhia estima que 15 mil unidades consumidoras têm a algum tipo de impedimento para a realização da leitura todos os meses. Entretanto, após o início da pandemia, que interrompeu o funcionamento de serviços não essenciais, esse número dobrou.
Funcionamento
Para fazer a leitura, o cliente deve consultar, na conta de energia, a data prevista para a análise dos medidores do mês seguinte. Entre dois a três dias antes desse dia, o consumidor deverá fotografar os números que aparecem no equipamento e enviar a imagem à Ceb, por meio da opção Serviços Expressos, na Agência Virtual da empresa.
Esse canal digital pode ser acessado por computadores ou por aplicativos de celulares com sistema operacional Android e IOS. Em caso de dúvidas, o usuário do serviço pode entrar em contato com a CEB pelo número 116.
Saiba Mais
Com informações da Companhia Energética de Brasília (CEB).