Uma das maiores feiras de agronegócio do país, a AgroBrasília, será virtual em 2020 e tem data marcada: de 6 a 10 de julho. O evento ocorre todos os anos, em maio, mas, este ano, devido ao cancelamento de eventos em decorrência da pandemia do coronavírus, os organizadores decidiram recorrer à tecnologia.
Ronaldo Triacca, presidente da AgroBrasília, explica que os expositores terão uma plataforma on-line, onde poderão divulgar os produtos e ter contato direto com os clientes interessados. Além disso, serão disponibilizadas palestras, debates e, possivelmente, leilões de animais. Expositores têm até o final de junho para se inscrever, e a participação será gratuita.
Em 2019, o evento movimentou cerca de R$1,2 bilhão, e contou com a participação de 480 expositores, entre empresas de insumos, maquinários, animais, e instituições de ensino e pesquisa.
Ronaldo lamenta o cancelamento da feira, assim como os custos empregados. O evento acontece no parque Ivaldo Cenci, localizado no PAD-DF, área rural próxima à divisa com Minas Gerais. Segundo o presidente, apenas para manter o espaço, há um custo fixo anual de R$ 1 milhão. “Mas o mais impactante é para a região. São quatro meses com muitos empregos temporários criados, o que não aconteceu neste ano.”