Em entrevista ao CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, nesta segunda-feira (1/6), a secretária de Esportes e Lazer do DF, Celina Leão, detalhou como será a reabertura dos parques. Segundo ela, a retomada contará com a ajuda de profissionais da área de educação física, que atuarão como voluntários. “Não vamos abrir de qualquer forma. Teremos protocolos de segurança. Conseguimos parceria com o Conselho Regional de Educação Física e com o sindicato. Estamos com o cadastro aberto para voluntários. Vamos treiná-los e, a partir de quarta-feira, vamos tê-los nos ajudando a retomar essas atividades”, frisou.
O funcionamento dos parques será restrito e fiscalizado pela Secretaria de Esportes, pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e pelas respectivas administrações dos parques. Os locais serão abertos das 6h às 21h e estão proibidos qualquer tipo de comércio no local, o uso de equipamentos de musculação e de áreas coletivas. “Os parques não serão para o convívio social, mas sim, para incentivar a retomada do esporte e tentar iniciar esse processo aqui no DF. Tínhamos aproximadamente 700 mil pessoas que praticavam atividade física todos os dias e, por causa da pandemia e do fechamento dos locais, esse público passa por um momento de não estar tão saudável assim”, afirmou Celina Leão.
O uso de máscaras nos parques também será obrigatório. De acordo com a secretária, agora é o momento de conscientização. “A pessoa precisa dar o exemplo. Se estiver chegando no parque e ver que tem muita gente, vai para outra pista. Temos 18 parques que serão abertos e é muito trabalho e responsabilidade. Mas tenho certeza que a população do DF é consciente e educada”, disse.
Academias
Por outro lado, as academias seguem sem previsão de reabertura. Entidades do setor elaboraram um protocolo com as medidas de segurança para avaliação do governo. Ainda em entrevista ao CB.Poder, Celina Leão defendeu o retorno das atividades. “Esse protocolo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo dando a garantia para que a pessoa, no momento que acessar a academia, tivesse o mínimo de segurança. Então, terá todo um preparo, como a demarcação dos aparelhos, o uso reduzido de 30% da capacidade da academia, medição de temperatura. Além disso, a cada três horas, elas serão fechadas para limpeza. Esses estudiosos afirmam, ainda, que se seguirmos todos esses protocolos, a possibilidade de infecção é menor do que ir em um supermercado”, ressaltou a secretária.
Não há, no entanto, uma data certa para a retomada desse segmento. “Tínhamos definido, inicialmente, que os parques seriam nosso primeiro ato. Vamos ter uma reunião com o conselho gestor para ver como está a curva dos casos de coronavírus”, acrescentou.
A Secretaria de Esportes capacitará cerca de 1,5 mil proprietários de academias. O treinamento será via on-line e, de acordo com Celina Leão, só poderão reabrir as academias que passarem por essa capacitação.