O mês de maio se encerra com um clima frio e seco no DF. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima registrada na madrugada deste domingo foi de 8.8°C. A máxima pode chegar a 26°C no período da tarde e tornar esfriar à noite.
Segundo meteorologistas, a tendência é o frio se manter na capital até a próxima terça-feira (2/6). Mesmo faltando 21 dias para o início do inverno, de acordo com o Inmet, esse friozinho é característico dessa época.
Na última quarta-feira (27/5), o Distrito Federal registrou a temperatura mais baixa do ano, com o termômetro marcando 6,3ºC, segundo o Inmet. O índice foi registrado na região de Águas Emendadas e no Paranoá, entre 5h e 7h.
Baixa umidade
Com o fim das chuvas, o Distrito Federal entrou oficialmente no período de baixa umidade, variando entre 85% e 35%. No sábado (30/5), a Defesa Civil emitiu um alerta para a população, orientando para a importância da hidratação nessa época.
Além da baixa umidade, o órgão ressaltou sobre os cuidados com os dois vírus que estão circulando na capital: a covid-19 e a dengue. No aviso foi aconselhado para o uso de máscara - para evitar o contágio do novo coronavírus - e para a limpeza regular do quintal - com o intuito de evitar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.