A Embaixada do Reino dos Países Baixo homenageou, nesta sexta-feira (29/5), os profissionais de saúde do Distrito Federal. Quatrocentos buquês de tulipas foram entregues aos servidores da saúde na saída do turno dos funcionários do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A ação se concentrou no prédio administrativo do hospital.
“Vivemos tempos desafiadores, mas sabemos que os profissionais de saúde enfrentam o maior desafio de todos, o de preservar vidas. Transmitimos assim nosso reconhecimento e agradecimento por toda a dedicação e esforço desses profissionais”, disse o embaixadador dos Países Baixos no Brasil, Kees van Rij. Para o diretor do Hran, Ulysses Castro, este é um ato de solidariedade, carinho e reconhecimento com os servidores.
Elza Laudares, enfermeira, ficou muito feliz por receber um dos buquês de tulipas. Na opinião da profissional, a ação é algo que demonstra carinho, conforto e dá mais confiança para todos trabalharem.
Para a residente em Fisioterapia Vitória Soares, os profissionais de saúde estão passando por um momento muito difícil, afastados da família, em confinamento, e em que a população espera muito. Para ela, as flores trazem um conforto e um carinho para todos os profissionais.
Produção de flores
A Embaixada do Reino dos países Baixos, por meio de seu Departamento de Agricultura, acionou diversos atores do setor de floricultura a nível nacional, estadual e local de todas as partes para concretizar esta homenagem. As tulipas vieram do município de Holambra, em São Paulo. Seu nome, junção de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão.
Os Países Baixos são líderes em produção e exportação de flores, tendo como carro chefe as tulipas. Isso rendeu ao país o apelido de “Floricultura do Mundo”. Além disso, as tulipas fazem parte da cultura desse país, que tem festivais em que as flores são a atração principal, como o Tulip Festival Amsterdam.