De acordo com a SES, nenhuma das máscaras do modelo N95 mostrada no vídeo foi comprada pela Secretaria de Saúde, ou mesmo doada a esta, pois todas elas são da cor azul, diferente das adquiridas pela pasta, que são brancas. Além disso, em nenhum momento a gravação divulgada informou que o material apresentado foi entregue à rede pública.
A Secretaria de saúde ainda informou que as máscaras distribuídas pelo órgão apresentam camadas interna, externa e um elemento filtrante, para garantir a segurança dos profissionais de saúde. Segundo a pasta, é impossível que servidores de algum hospital público do Distrito Federal tenham recebido um material ilegítimo pela SES, caso isso realmente tenha ocorrido.
Vistorias
Todos os equipamentos, após adquiridos pela Secretaria de Saúde, seguem um rigor de verificação da qualidade e atendimento às medidas sanitárias. As amostras são avaliadas por pelo menos duas áreas da Secretaria de Saúde: a Gerência de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho ou a Gerência de Armazenamento e Distribuição de Materiais Médico Hospitalares e de Odontologia.
O mesmo acontece com equipamentos doados por entidades ou empresas empenhadas em ajudar no combate à doença. Logo, as máscaras N95, compradas ou recebidas em doação, passam por um processo sistemático de avaliação para garantir que atendam às normas técnicas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somente depois de aprovados, são distribuídos pela Diretoria de Logística da pasta para os hospitais e unidades de saúde da rede