Para a influenciadora Micheline Ramalho, 33, o vazio no Dia dos Namorados será um pouco diferente. Mesmo morando com o marido, o fotógrafo Junior Santos, 33, ela estava acostumada a reunir toda a família no dia 12, porque também é seu aniversário. Em 2017, Micheline venceu um câncer no colo do útero e, a partir de então, ela comemora a data todos os anos, sem falhar.
“É muito difícil, pois cada aniversário meu é como se fosse um renascimento. Depois do câncer, passei a valorizar os momentos e não deixar nada para depois”, afirma. Mesmo triste por não poder fazer uma grande festa para celebrar o casamento, o amor, a vida e as vitórias da família, a influenciadora busca maneiras especiais de registrar o 12 de junho de 2020. “Vou contratar uma empresa para montar uma mesa posta, mas ainda estou decidindo o que vou comprar para servir”, detalha.
Micheline lembra que, para comemorar a data em casa, vale a pena ter tudo preparado e criar o ambiente como você gosta. “Ainda vou pensar no que pedir para servir na mesa, estou pensando em comprar todas as comidas prontas, como se realmente estivéssemos num restaurante”, explica.
Explorar as opções do comércio local e dos empreendedores alternativos é outra sugestão do psiquiatra. “A consciência coletiva e social nunca foi tão necessária”, justifica Luan Diego Marques. À frente da Ana Cláudia Morale Cozinha Afetiva, a chef Ana Cláudia foi diretamente impactada pela pandemia diante dos cancelamentos de eventos. Para reinventar-se, ela tem criado sugestões de presentes para datas comemorativas, que dialogam com o conceito da culinária italiana da empresa. “Para o Dia dos Namorados, é o primeiro ano que faço. Criamos a caixa Amore Mio. Ela vem com uma garrafa de espumante baby brut, duas taças de acrílico, cerejas italianas em calda e queijo parmesão”, descreve a chef.
O presente pode ser entregue para o enamorado que está isolado ou para compartilhar. “Em geral, tanto na gastronomia quanto na confeitaria a gente se apaixona por um produto ao ver. Tento trazer em todos os meus trabalhos essa pegada da gastronomia italiana e fazer com que o momento seja, além de bonito, harmônico ao paladar e que traga algo de diferente”, explica Ana Cláudia.
Há três anos criando arranjos e buquês personalizados na Lis Boutique Floral, Andiara Antunes observa que hoje, mais do que nunca, as pessoas estão buscando o serviço como opção de presente. “É como um presente afetivo, que a pessoa vai sentir a presença do outro ao lado dela. Tem um significado muito maior. O presentado observa que o outro teve um carinho na escolha”, comenta.
Nas criações de Andiara, nada é por acaso. Antes de começar, ela realiza uma espécie de entrevista com quem está comprando o produto para descobrir o perfil do presenteado. Cor preferida, pessoa extrovertida ou não, estilo mais reservado, flores cheirosas. São muitas as possibilidades que ela encontra para produzir algo único e cheio de significado.
Colaborou Juliana Andrade
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte