Cidades

Coronavírus: taxa de ocupação da UTI na rede pública chega a 43,79%

Na rede privada, o sistema está mais sobrecarregado e 67,82% dos leitos estão ocupados

Com quase 8 mil casos confirmados do novo coronavírus e 123 mortes provocadas pela doença, a taxa de ocupação das vagas em unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes com a covid-19 cresce. Nesta quinta-feira (28/5), balanço da Secretaria de Saúde revelou que 43,79% dos leitos da rede pública estão ocupados. 
 
De acordo com o balanço, há 141 pacientes internados em UTIs do Distrito Federal. Ao todo, são 322 vagas e 181 estão livres no momento. A unidade de saúde com mais pessoas internadas nos leitos é o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que abriga 57 infectados. 
 

Saiba Mais

Na rede privada de saúde, o sistema encontra-se mais sobrecarregado. Segundo a pasta, a taxa de ocupação nas unidades particulares está em 67,82%. Ao todo, são 134 pacientes internados para 211 vagas. Há apenas 73 leitos disponíveis, porque quatro estão bloqueados. 

Academias

Na próxima quarta-feira (3/6), o Governo do Distrito Federal (GDF) vai discutir a abertura dos parques e das academias da capital. De acordo com a secretária de Esportes e Lazer do DF, Celina Leão, a retomada dessas atividades vai depender da taxa de ocupação dos leito da rede pública. Caso eles se mantenham em até 40%, será possível voltar com as atividades. 
 
Entretanto, ainda não há data específica para que ocorra a reabertura desses espaços. A avaliação será feita pelo Executivo junto ao Comitê Científico Operacional de Estratégias de Enfrentamento da Covid-19. Ao Correio, Celina adiantou que o plano é abrir inicialmente os parques e, na semana seguinte, as academias.