A administração das penitenciárias do Distrito Federal ganhou autonomia. O Governo do Distrito Federal (GDF) criou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Os trabalhos eram feitos pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública. Adval Cardoso Matos deixa a Sesipe e assume a titularidade da nova pasta do governo.
Ao Correio, o novo secretário afirma que o objetivo da desvinculação é dar mais celeridade aos processos. “Ela era uma subsecretaria da Segurança Pública que tinha várias outras subsecretarias. Isso acabava deixando o sistema prisional em prejuizo. Eram vários setores demandando uma mesma secretaria. Agora, a gente tem autonomia financeira e administrativa e podemos dar vazão às demandas do sistema prisional com mais celeridade”, ressalta Adval.
O secretÁrio destaca que vai se dedicar a melhorar o sistema e as condições de trabalho dos servidores. “Queremos um sistema em que o preso saia ao menos melhor do que entrou. O sistema é muito complexo. Temos o problema da superlotação e da ressocialização, além das condições da categoria de policial penal”, garantiu.
Covid-19
A autonomia veio em meio ao grande número de casos de covid-19 confirmados no Sistema Penitenciário, outro desafio para a pasta. São 675 casos confirmados da doença, além da morte de um interno e de um policial penal. Para Adval, a autonomia da secretaria vai ajudar no combate à disseminação da doença dentro dos presídios.
“Nós vamos poder empregar os nosso recursos nas questões mais importantes. A partir do momento em que a gente concretizar essa transição, vamos saber quais são as nossas demandas prioritária para que os recursos sejam aplicados e não vamos mais ficar dependendo da secretaria, que tinha uma demanda imensa, com várisa subsecretarias para atender”, diz.