O Hospital Universitário de Brasília (HUB) dobrou a capacidade de atendimentos a pacientes em hemodiálise. Em dois meses, a quantidade de pacientes passou de 32 em março para 65 neste mês. Até agosto, estima-se que o hospital alcance 132 atendimentos.
Com as novas ações, pacientes que precisarem de remanejamento devido à internação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e que demandaram leitos de UTI poderão ser encaminhados ao Hospital Universitário para tratamento, reforçando o uso da unidade de saúde como apoio à rede pública do DF.
Para ampliar esse número, o HUB adquiriu 22 novas máquinas de hemodiálise, sendo que 14 delas já estão operando, oito são para substituir antigos equipamentos, cinco são pontos adicionais e uma serve para reserva obrigatória. O custo do maquinário foi de R$ 872 mil. Os demais oito equipamentos serão instaladas nos próximos meses, possibilitando o acréscimo de mais pacientes.
Para receber os novos aparelhos, uma obra de adequação de infraestrutura foi realizada, no valor de R$ 50 mil. Todas as implementações foram custeadas pelo Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Além da aquisição dos novos equipamentos, o HUB promoveu a contratação emergencial de profissionais e remanejamento interno. Ao todo, nove enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram a integrar a equipe da unidade de tratamento. Acrescendo a lista de medidas ampliadoras, um terceiro turno foi adotado. Desta forma, os pacientes podem contar com o serviço nos três períodos do dia. Diariamente, o setor recebe pacientes de manhã e à tarde, já o atendimento noturno ocorre três vezes por semana. Essa medida permitirá que, nos próximos 90 dias, sejam atendidos 132.