Em uma semana, o Distrito Federal registrou 49 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Desde segunda-feira da semana passada, pelo menos cinco pessoas morrem devido à doença por dia na capital. Ontem, oito brasilienses perderam a vida por complicações causadas pela covid-19, e o total de óbitos ultrapassou os 100 registros. Agora, a Secretaria de Saúde contabiliza 106 mortes e 6.930 confirmações.
Das vítimas de ontem, três eram moradoras de Samambaia. Todas tinham mais de 60 anos ou outra doença que agrava os sintomas da covid-19. O paciente mais jovem tinha 36 anos, vivia em Brazlândia e sofria de diabetes, hipertensão e obesidade. As outras mortes são de brasilienses do Plano Piloto, de Ceilândia, São Sebastião e do Park Way.
Além dos casos de moradores do DF, oito pessoas que moravam no Entorno morreram devido ao coronavírus em unidades de saúde da capital. Ontem, dois moradores de Goiás, um de Águas Lindas e outro do Novo Gama faleceram por causa de complicações da covid-19. Ambos estavam internados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Com 691 casos, o Plano Piloto continua como a região administrativa com maior incidência da doença. Em segundo lugar está Ceilândia, que totaliza 587 diagnosticados. Samambaia, com 431 infectados, ocupa a terceira posição. Apesar da quantidade de notificações, 3.687 pessoas estão recuperadas da covid-19. A Secretaria de Saúde também considera que 3.129 casos estão ativos. Desses, 79 são considerados graves.
Leitos de UTI
O governo federal habilitou mais 95 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com coronavírus no Distrito Federal. Ontem, portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) disponibilizou as vagas nos hospitais Regional da Asa Norte (Hran) (20), Regional de Santa Maria (30) e de Base (45).
Levantamento mais recente da Secretaria de Saúde mostra que a rede pública tem 303 leitos de UTI destinados a pacientes com a covid-19. Desses, 134 estão ocupados, ou seja, 44,2% da capacidade total do sistema encontra-se em uso. Na rede privada, são 190 vagas, com 124 ocupadas, uma taxa de 65,79%.