Que tal aproveitar o período de isolamento social para descobrir – e aperfeiçoar – os dotes culinários? Semanalmente, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena e – por que não – se presentar com um prato delicioso.
Caldo para esquentar
O inverno ainda nem começou oficialmente, mas o friozinho já começou a dar as caras por aqui. Nada melhor do que um caldo quentinho para deixar as noites ainda mais agradáveis. A receita que a personal chef Daniela Goulart compartilhou com a coluna em abril de 2017 (confira em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2017/04/23/interna_revista_correio,590264/chef-cria-cardapios-para-bares-e-restaurantes-da-cidade-e-oferece-curs.shtmllém), além de saborosa, é rica em nutrientes que vão ajudar a aumentar a sua imunidade, tão importante nestes dias.
O destino de Daniela parecia estar traçado desde a infância. Bisneta, neta e filha de cozinheira, ela aprendeu desde cedo a amar as panelas e respeitar os ingredientes. Esse caldo, segundo ela, tem aceitação grande tanto por adultos quanto crianças – neste caso, aconselha não pôr gengibre. “O alho-poró é uma fonte de várias vitaminas e nutrientes; o espinafre é rico em ferro — só para citar algumas vantagens.”
De quebra, Daneila ensinou um coulis de frutas vermelhas superfácil de fazer. E sucesso garantido.
Creme de espinafre
Ingredientes
2 maços de espinafre
1 batata-baroa
2 batatas- inglesas
1/2 talo de alho-poró
Gengibre
1/4 colher de café de sal rosa
Azeite extravirgem
Óleo de gergelim
Modo de fazer
Lave e higienize o espinafre. Retire o talo.
Corte o alho-poró em anéis e refogue em óleo de gergelim. Acrescente o gengibre e o espinafre. Abafe a panela e espere o espinafre murchar. Reserve.
Descasque e cozinhe a batata-baroa e a batata-inglesa até que fiquem bem molinhas. Coloque-as no liquidificador com o refogado de espinafre. Bata até ficar um creme aveludado (se necessário, acrescente a água do cozimento das batatas).
Volte o creme para a panela e deixe ferver por três minutos. Corrija o sal e sirva com um fio de azeite e torradas.
Iogurte com coulis de frutas vermelhas
Ingredientes
1/2kg de frutas vermelhas variadas (pode usar morango, mirtilo, framboesa, cereja, pitanga, amora etc.)
350g de açúcar
Iogurte natural (pode ser caseiro, industrializado ou coalhada)
Modo de fazer
Em uma panela, misture o açúcar e as frutas vermelhas. Leve ao fogo médio.
Vá mexendo por cerca de 20 minutos, até formar uma calda (o coulis).
Tire da panela e deixe esfriar.
Em um recipiente individual, ponha uma camada do coulis, outra de iogurte e mais uma da calda. Sirva.
Dica da chef
Sabe aquele maço de manjericão que você compra, usa algumas folhas e, em dois ou três dias, fica todo preto? Daniela Goulart ensina um truque para que se mantenha viçoso por mais tempo. Basta colocá-lo na água, em um vaso, como se fosse um buquê de flores. Ele pode durar até 15 dias. E, de quebra, criará raiz. Daí, basta plantar o manjericão. Uma boa oportunidade para iniciar uma horta.