Com a maior quantidade de casos do novo coronavírus no Distrito Federal, o sistema penitenciário concentra 894 das confirmações da covid-19. Desse total, 671 detentos e 223 agentes penitenciários foram infectados. Dos policiais, 147 se encontram recuperados da doença e um faleceu.
Até o momento, mais de 4 mil testes foram aplicados em internos e policiais penais pela Secretaria de Saúde. De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional, o DF é a unidade da federação responsável por mais de 80% de todos os testes realizados no sistema penitenciário do Brasil.
Em decorrência da covid-19, quatro policiais penais se encontram internados, sendo um no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e três na rede hospitalar particular do Distrito Federal. Os demais apresentam sintomas moderados e foram afastados das atividades. Os recuperados já retornaram aos postos de trabalho.
A Secretaria de Segurança Pública do DF esclarece que qualquer reeducando que, por ventura, apresente algum tipo de agravamento no estado de saúde será encaminhado imediatamente para o Hran. Os demais contaminados são acompanhados por equipes de saúde nas próprias unidades prisionais. Em 19 de maio, foi registrada a primeira morte de um interno relacionada à covid-19. Ele estava internado no Hran e tinha comorbidade.
Dos policiais penais confirmados com a doença, 13 são do Centro de Detenção Provisória (CDP), quatro do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), 22 da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), 19 da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II), 13 do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), sete da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), um da Penitenciária Feminina do DF (PFDF) e dois servidores da Sesipe. O policial penal falecido atuava na PDF-I.
Dos policiais recuperados:
23 são do Centro de Detenção Provisória
35 são do Centro de Internamento e Reeducação
27 são da Penitenciária do Distrito Federal I
33 são da Penitenciária do Distrito Federal II
10 são da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais
10 são do Centro de Progressão Penitenciária
3 são da Sesipe