Cidades

Resumo do dia: veja as notícias sobre a pandemia no DF nesta segunda

Mais leitos de UTI, hospital de campanha com problemas e relato e quem venceu a doença são algumas das notícias

1. Comércio - O Sindivarejista reclamou de gastos com exames de covid-19 para funcionários, uma das medidas exigidas pelo GDF para a reabertura do comércio, a o Executivo decidiu por parceria para garantir os testes. Confira a relação atualizada dos setores do comércio e da indústria que têm autorização para funcionar e o do que não pode abrir no DF.


2. Auxílio emergencial do GDF - Pagamento começou nesta segunda-feira (25/5) e, ao todo, mais de 11,5 mil pessoas confirmaram direito de acesso ao Renda Emergencial e ao Prato Cheio.

3. Festas tradicionais - Como não haverá festas juninas este ano por causa da proibição de aglomeração imposta pela pandemia, a secretaria de Cultura criou edital para premiar as quadrilhas. A Festa do Divino, em Planaltina, também sofre com as limitações impostas pela pandemia e, este ano, será feita com cortejo em carro aberto. 

4. Mortes e casos confirmados - O DF passou das 100 mortes causadas pela covid-19. O número de casos confirmados se aproxima de 7 mil. Em Samambaia, os óbitos quase dobrou em 72 horas - passou de 8 na sexta-feira para 14 nesta segunda.
 
 
5. Hospitais - Veja como o infectologista Werciley Júnior, 36 anos, venceu o coronavírus após passar 20 dias no hospital. Pesquisa feita no DF pode levar à criação de medicamento contra a covid-19. Caso seja viável, o remédio só ficará pronto a médio ou longo prazo. Portaria do Ministério da saúde destina mais de R$ 13 milhões ao SUS no DF para criar 95 leitos de UTI. O hospital de campanha do Mané Garrincha foi alvo de denúncias: funcionários se queixam de falta de estrutura para atendimento.

6. Isolamento - Para abraçar a mãe em segurança, a médica residente Garbriela Verzola se enrolou em um saco plástico. Em entrevista ao CB.Poder, o epidemiologista Jonas Brant diz que não é o momento de reabrir o comércio.