Os indícios mais comuns para o novo coronavírus são tosse seca, febre, cansaço, dor no corpo e dor de cabeça de forte intensidade. A gravidade, porém, é que vai indicar se o paciente deve ou não procurar atendimento médico. “O indivíduo que ainda não fez o teste, mas apresenta algum sintoma respiratório como mal estar, febre, dor no corpo, dor de garganta e tosse deve primeiro procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá ele vai passar por uma triagem. Se os profissionais virem que a pessoa apresenta algum sintoma de gravidade, eles o encaminham para o hospital”, explica a infectologista Joana D’Arc. “No local, o paciente faz a testagem e uma tomografia de tórax. Se estiver com os sintomas respiratórios e uma tomografia compatível com uma pneumonia viral, ele já fica internado e inicia um tratamento de suporte, caso o teste dê positivo”, acrescenta a médica.
Saiba Mais
Mas a demora na procura por atendimento médico, em alguns casos, pode prejudicar o indivíduo infectado, como explica a infectologista Ana Helena Germoglio. “Às vezes os pacientes ficam muito tempo em casa com febre ou falta de ar e quando vai ao hospital chega com o quadro muito grave e precisa de internação imediata”, observa a médica. Por isso é necessário observar quando precisa de suporte médico.
Ana Helena também aponta para outros sintomas da covid-19. “O que a gente vê hoje em dia é que a doença aumentou muito a lista de sintomas, desde lesões dermatológicas na pele, diarréia, perda do olfato e paladar, até, em casos extremos, formação de coágulos”, observa.
A testagem é outro fator que merece atenção. A pessoa deve estar sintomática ou ter tido contato com algum caso confirmado. Mas a infectologista chama a atenção: alguns métodos de testes funcionam apenas com determinado tempo de exposição à doença. “Não é o fato da gente ter contato com o covid que a gente precisa fazer. Para a pessoa fazer o teste, ela precisa estar sintomática e o ideal para fazer o PCR é a partir do terceiro ou quarto dia e a sorologia deve ser feita a partir do sétimo ou décimo dia. Porque se não a probabilidade desse exame vir falso negativo é muito grande e a pessoa pode ficar com a falsa sensação de que está negativa e sair contaminando muita gente”, adverte Ana Helena.
Onde ir
A Secretaria de Saúde, indica para quem apresentar sintomas da covid-19 a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Confira lista aqui .
Quem desejar tirar dúvidas e procurar orientações sobre o coronavírus, pode ligar nos telefones 190, 193 e 199. Os cidadãos são direcionados para a central TeleCovid. Durante a ligação, se a pessoa for classificada como um possível caso, ela será orientada, a depender da situação, a se dirigir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua casa, ou a acionar o Samu 192.