Fim do prazo para acesso a auxílio emergencial do GDF; mais seis mortes por covid-19; e projeção de chegada ao limite da capacidade de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Confira esses e outros destaques desta quinta-feira (21/5):
1. Auxílio emergencial - Os beneficiários do auxílio emergencial do GDF têm até sexta para confirmar o direito de acesso. O pagamento ocorrerá a partir de segunda-feira (25/5) em 57 agências do BRB e em três postos do BRB Mobilidade. Os educadores sociais voluntários também terão direito ao auxílio.
2. Reabertura do comércio na Justiça - O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso para impedir que as decisões a respeito da reabertura do comércio fiquem exclusivamente nas mãos do Poder Executivo. O Governo do Distrito Federal teve pedido aceito esta semana para barrar a liminar que previa a abertura escalonada das atividades, a cada 15 dias. Enquanto não têm autorização para abrir, shoppings investem em sistema drive-thru. Confira as opções.
3. Leitos disponíveis e situação dos hospitais - Quase 40% dos leitos de UTI da rede pública estão ocupados e, na rede privada, a taxa de ocupação chega a 43%. Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) mostra que, se as infecções seguirem a tendência atual, ocupação pode chegar a nível crítico já na próxima semana. Depois de mais de 50 profissionais testarem positivo na UPA de Samambaia, o posto passou por desinfecção.
4. Mais casos - Entre os rodoviários, o total de infecções chega a 19 e já houve uma morte, mas os números são controversos. A Ceilândia viu uma explosão de casos nos últimos dias: os números são seis vezes maiores que há 20 dias. O DF tem 5.542 infectados ao todo. Os profissionais de saúde e da segurança correspondem a 16,5% dos casos.
5. Seis mortes em um dia - Nesta quinta-feira (21/5), foram confirmadas outras seis mortes em decorrrência da covida-19 no DF, totalizando 79 óbitos. Entre as vítimas está um jovem de 25 anos, morador de Águas Claras, segundo vítima mais nova na capital federal. Candangolândia também registrou a primeira morte causada pelo vírus. Nos cartórios, os registros de mortes com causa provável por covid-19 chegam a 120.
6. Doações e solidariedade - A doação de sangue continua sendo um ato de cuidado com o próximo importante mesmo durante a pandemia. Para homenagear profissionais da linha de frente, o Correio e a UnBs. Terapeutas promovem nesta site live para discutir vulnerabilidades.