A taxa de desemprego do Distrito Federal apresentou um aumento na última pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento (Codeplan). O levantamento divulgado nesta quinta-feira (21/5) analisou os primeiros meses de 2020 e percebeu que houve um crescimento no número de pessoas desempregadas.
A taxa de desmeprego é de 20,7%, na capital, durante abril, um valor 0,9% maior do que o registrado no mesmo período de 2019. A Codeplan estima 333 mil desempregados no DF até o último mês, 13 mil a mais que no ano anterior.
A pesquisa foi realizada por telefone por conta da pandemia do novo coronavírus, e ainda não reflete os impactos do fechamento de comércios, como explicou Jean Lima, presidente da Codeplan. “O levantamento foi feito em cerca de 3 mil domicílios dividido em áreas por renda. Em junho, vamos ter retrato mais fiel dos danos da covid-19 no mercado, porque aí teremos análises de abril, maio e junho”, detalha.
Saiba Mais
Outro estudo recente da Codeplan mostrou que um segmento que cresceu dentro do mercado foi o número de trabalhadoras do serviço doméstico. A pesquisa “Evolução do trabalho doméstico na conjuntura recente do Distrito Federal” mostrou que, no primeiro semestre de 2015, havia 75 mil trabalhadoras neste setor, o que representava cerca de 12,2% das mulheres ocupadas. Já no primeiro semestre de 2019, havia 83 mil empregadas domésticas, dado que representou 13,3% das mulheres com ocupação naquele período.