1. Comércio - A abertura total do comércio do DF agora depende do governador Ibaneis Rocha, já que a Justiça suspendeu decisão que determinava a reabertura gradual de setores da economia do DF. Os Ministérios públicos, no entanto, afirmam que vão recorrer, sob o argumento de que a decisão coloca vidas em risco.
2. Testes - A secretaria de Saúde testou 7,6 mil profissionais da rede obteve 233 positivos para o coronavírus. Segundo a pasta, o sistema tem 32 mil servidores efetivos e 2% estão infectados. Os moradores dos morros do Sabão e Macaco, no setor de expansão, em Samambaia, serão testados até sexta-feira (22/5), na Escola Classe 831. Confira a lista atualizada de testes rápidos em drive-thru.
3. Hospitais - Denúncia recebida pela OAB/DF indica que Hran tem protocolo que limita acesso à UTI de pacientes geriátricos em estado grave. Secretaria de Saúde afirma que esse fluxo nunca foi adotado na unidade e que todos os pacientes são tratados igualitariamente. Uma parceria entre IFB, Senai e UnB possibilita capacitação de 12 técnicos para trabalhar no reparo e manutenção de equipamentos biomédicos nos hospitais de Brasília. Um idosa com covid-19 precisou aguardar sentada em poltrona por falta de leitos hospitalares disponíveis. Justiça determinou que o GDF conceda vaga em UTI pública para a paciente.
4. Presídios - Um total de 360 policiais penais ficarão hospedados em hotéis para evitar contaminação de familiares com convid-19. O Sinpol pediu à direção geral da Polícia Civil do Distrito Federal que casos da doença sejam tratados como acidente de trabalho: 24 policiais civis tiveram resultado positivo para a doença, segundo o sindicato.
5. Casos - O número de mortes por dia no DF por infecção do novo coronavírus começou a subir. Pelo terceiro dia seguido, foram registradas cinco mortes. Total de casos passa dos 5 mil. Uma das formas de se proteger é usando máscaras faciais, mas e dentro de condomínios, o uso também é obrigatório? Veja o que diz a lei.