Ontem, a Penitenciária Federal em Brasília registrou a primeira suspeita de um preso por covid-19. Segundo o Depen, o detento chegou na segunda-feira transferido de um presídio de Pernambuco, em inclusão emergencial, decorrente de uma decisão judicial para prevenir ações que “desestabilizariam aquele estado”.
O interno teria chegado à unidade prisional com os sintomas da doença. Ele afirmou que apresentava, nos últimos dias, ausência de paladar e perda de olfato e que, na penitenciária onde estava anteriormente, aguardava a realização do teste para o coronavírus, mas não chegou a fazê-lo devido à transferência. O custodiado recebeu equipamentos de proteção individual (EPIs) e está isolado dos demais. “Ao ingressar no sistema, o preso passa por um processo de triagem com a equipe de saúde da penitenciária e fica 20 dias em uma cela separada das alas, destinadas apenas para isso”, esclareceu o Depen.
A Penitenciária Federal em Brasília é a quinta unidade de segurança máxima do país, e abriga presos condenados e provisórios sujeitos ao regime disciplinar diferenciado; chefes de facções criminosas; réus colaboradores presos ou delatores premiados que correm risco de morte. (DD)