Cidades

Resumo do dia: confira as principais notícias sobre a pandemia no DF

Com 4.715 contaminações por coronavírus confirmadas, o DF registrou 97 casos apenas nesta terça (19/5)

Justiça suspende decisão que determinava reabertura escalonado do comércio, novo recorde de mortes em um dia, primeiro preso preso infectado no Presídio Federal. Confira esses e outros destaques sobre a pandemia no DF nesta terça-feira (19/5):


1. Comércio - A Justiça suspendeu decisão que determinava a reabertura escalonada do comércio no DF e deixou nas mãos do Executivo local decidir a melhor forma de flexibilizar as medidas de isolamento social. Até o momento, no entanto, o GDF não publicou novos decretos autorizando novos setores a funcionar. Confira quais setores podem abrir. O governador Ibaneis Rocha explicou as medidas adotadas até o momento em live no YouTube e disse que "ainda vamos chorar a morte de muitos dos nossos".
 
  
2. Justiça - O TJDFT suspendeu liminares de adiamento de pagamentos de tributos como IPTU e ICMS. Segundo a decisão da Justiça, esses impostos devem ser pagos em dia para evitar ''grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas''. No Ministério Público, dois estudos devem orientar ações do governo. Um deles diz respeito à eficácia dos testes rápidos, que só diagnosticam a doença sete dias após o início dos sintomas: nota técnica do órgão pede que o governo avalie um contexto amplo da pandemia antes de relaxar as medidas de isolamento social. Outro estudo é destinado à Secretaria de Mobilidade e sugere medidas de proteção no transporte público. 
 
3. Auxílio emergencial - Os dois programas do GDF para socorrer brasilienses afetados pela pandemia - Prato Cheio e Renda Emergencial - podem ser solicitados pelas centrais de atendimento do Banco de Brasília (BRB). Desde segunda-feira, os sistemas do banco receberam cerca de 1,3 milhão de acessos para confirmar o benefício. Saiba de você tem direito.
 
4. Doações - O GDF recebeu da empresa JBS uma doação de R$ 11 milhões para reforma de hospital. Na Cúria Metropolitana, a doação foi de máscaras confeccionadas por aprovados em concurso da Polícia Civil. A Defesa Civil coordenou a doação de cestas básicas em 12 regiões administrativas: o trabalho foi solicitado pelo Comitê de Emergência Covid-19. 
 
5. Casos - O DF tem 4.898 casos confirmados de coronavírus e , batendo o recorde de óbitos pelo segundo dia consecutivo. Entre as vítimas, está o primeiro preso, um interno da Penitenciária o Distrito Federal I (PDF I) que estava internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A Penitenciária Federal também registrou a primeira suspeita da doença. A Codeplan estima que o número de mortos vá passar dos 400 até 16 de junho.