Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão com novos números para atendimento aos cidadãos do Distrito Federal. As linhas são para manter os teleatendimentos enquanto as unidades estão fechadas devido ao novo coronavírus.
Entre os serviços disponíveis pelo teleatendimento estão as solicitações de cesta emergencial, auxílio por morte, informações e questões urgentes que envolvem violações de direitos. Outros serviços podem compor essa lista posteriormente. Devido à grande demanda, as linhas eventualmente podem ficar congestionadas.
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Atendimento em meio a pandemia
Para reduzir o risco de contaminação de servidores e do público assistido, a Sedes estabeleceu, nesta semana, as diretrizes para o atendimento remoto nas unidades de assistência social no Distrito Federal. A norma abrange as ações do programa Criança Feliz, os atendimentos das unidades nas regiões e demais serviços da pasta.
Com base no que foi estabelecido pelo Ministério da Cidadania, o foco é assegurar a continuidade no acolhimento às famílias e aos indivíduos no âmbito das unidades socioassistenciais diante do contexto de propagação da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Durante esse período, a atuação contempla três modalidades de oferta: recepção e acolhida inicial remota, atendimento particularizado remoto e atendimento presencial em caráter excepcional.
O atendimento presencial em caráter excepcional compreende a solicitação presencial de vaga de acolhimento por pessoa desabrigada ou em situação de rua, além das entregas de autorização de saque para benefícios eventuais e bolsas sociais. Atendimento de pessoas que buscarem a unidade e não possuírem nenhuma forma possível de acesso à tecnologia de atuação remoto também faz parte da excepcionalidade.
São exemplos de situações para intervenção emergencial risco à vida por situação de abandono, negligência, isolamento ou violência e violência sexual ou física contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas ou com deficiência ocorrida nos últimos dias, ou em decorrência do estado de isolamento social.
Além disso, há atendimentos com especialista em assistência social, destinado a intervenções que não puderam ser resolvidas na recepção da demanda, encaminhamentos recebidos da rede, busca ativa de casos referenciados. O atendimento é referente a segurança de renda, segurança alimentar, registro, orientações e encaminhamentos sobre possíveis incidências de violência, bem como orientações sobre acesso a direitos.
Confira as novas linhas de atendimento da Sedes:
Brasília: 3245-1822 ou 3346-6769
Brazlândia Veredas: 3391-1057 ou 3391-5626
Candangolândia: 3301-3317 ou 3301-7735
Ceilândia norte: 3274-3104 ou 3379-2220
Ceilândia p sul: 3376-7318 ou 3376-2414
Ceilândia sul: 3373-7961 ou 3372-9841
Estrutural: 3465-7558 ou 3465-7556
Fercal: 3485-3824 ou 3483-2588
Gama: 3384-4810 ou 3384-8765
Guará: 3568-4059 ou 3383-2405
Itapoã: 3467-6001 ou 3369-1516
Núcleo bandeirante: 3386-2514 ou 3552-3421
Paranoá: 3369-7903 ou 3369-5262
Planaltina: 3389-0437 ou 3389-1664
Planaltina Arapoanga: 3488-7141 ou 3489-0754
Recanto das emas: 3434-5788 ou 3332-1482
Riacho fundo I: 3399-3880 ou 3399-3243
Riacho Fundo II: 3333-5223
Samambaia Sul: 3358-7078 ou 3357-3406
Samambaia expansão: 98303-7659 ou 99450-9813/
Santa Maria: 3394-1757 ou 3394-5111
São sebastião: 3339-4028 ou 3339-1512
Sobradinho: 3487-1780 ou 3487-5463
Sobradinho II: 3485-7198 ou 3485-6621
Taguatinga: 3354-7929 ou 3354-4419
Taguatinga Areal: 3356 – 3796
Varjão: 3468-1862 ou 3468-8090
*Com informações da Agência Brasília