postado em 17/05/2020 20:57
O bancário, fotógrafo e escritor, Fabiano de Cristo Melo, 82 anos, morreu, em Brasília, neste fim de semana. Natural de Piripiri (PI), não resistiu a complicações cardíacas e respiratórias. O corpo foi cremado neste domingo (17/5).
Fabiano chegou a Brasília aos 36 anos, concursado pelo Banco do Brasil e transferido de sua cidade natal, a pequena Piripiri, com cerca de 60 mil habitantes, no Piauí. Aqui, trabalhou com o escritor e jurista, Dr. Cláudio Pacheco Brasil, auxiliando-o na elaboração e publicação da História do Banco do Brasil, e voltou a cursar Direito. Também requisitado por essa instituição financeira, trabalhou por 22 anos na Presidência da República.
Fabiano foi uma figura importante para a cidade onde nasceu. Amante de fotografia, produziu um documentário com imagens que representavam momentos da história de Piripiri. O acervo foi apresentado em 04 de julho de 1972 – aniversário da cidade – na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). O evento conseguiu reunir grande parte dos moradores. Em 1988, doou a coleção ao Museu de Perypery.
O bancário aposentado ainda publicou os livros com histórias do pequeno município como Minha Mãe Retirante, O Ponta- de- Rama, Logus-Nosso Pensamento, Ruas, Avenidas e Praças de Piripiri.
Fabiano Melo era filho de Marcos José de Melo e Maria Mendes de Melo, e também, o caçula entre 14 irmãos. Ele era casado com Sônia Maria Fernandes desde 10 de janeiro de 1964. O casal teve três filhos, Vitório Augusto, Maria das Mercês e Raquel, nascidos na capital Teresina.
Nos momentos de lazer, além de curtir a presença e carinho dos netos Filipe, Henrique e Sofia, Fabiano gostava de viajar a países produtores de bons vinhos, como na foto tirada ao lado da Torre de Belém, em Lisboa, Portugal. Também deixa para trás os encontros semanais com amigos no café e na bodega próximos à sua residência.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.