Correio Braziliense
postado em 17/05/2020 07:00
Chega o fim de semana e o brasiliense sente aquela vontade de deixar o trabalho de lado, esquecer as preocupações e jogar conversa fora, enquanto belisca um prato e aproveita a bebida da preferência. Os ambientes propícios para esse momento de descontração estão fechados por decretos de prevenção ao novo coronavírus, mas isso não impede uma noite agradável de petiscos e drinks. É essa a proposta de vários bares e restaurantes do Distrito Federal, que oferecem, por delivery, cardápios típicos de happy hour para consumo em casa. As opções vão desde porções tradicionais de batata frita até pratos sofisticados com lula, camarão e carnes nobres.
O Boteco Lendário, no Núcleo Bandeirante, era um dos estabelecimentos que lotavam aos fins de semana. Na cozinha, pratos rápidos saíam a todo momento. Com as portas temporariamente fechadas, começaram os esforços para que o restaurante não perdesse a essência. “O nosso estabelecimento não contava com a opção de delivery. Nós nos reinventamos diante da situação inesperada da pandemia. Entramos nesse mercado com o intuito de inovar e levar o que temos de melhor para a casa dos nossos clientes”, conta o proprietário do Boteco Lendário, Rodrigo Barbosa, 38 anos.
Ele acredita que um dos segredos do sucesso é oferecer a mesma qualidade que os clientes encontravam no local, apostando em proporcionar descontração em meio à situação difícil que todos vivem. “O petisco é uma opção diferente, chama a atenção pela praticidade, além de ser um bom acompanhamento para uma bebida, um drink. Essa é a opção perfeita para momentos leves e divertidos. Os nossos clientes aderiram, compartilharam. Conseguimos alcançar ainda mais pessoas, que, com toda a certeza, continuarão nos prestigiando após o retorno”, ressalta.
Esse ainda pode ser um momento para conhecer culinárias novas. O brasiliense tem opções de petiscos até mesmo para pratos internacionais. O restaurante mexicano El Paso criou cardápios especiais para o serviço de delivery na quarentena, com combinados que levam um mix de itens mais pedidos da casa. Sob comando do chef David Lechtig, a cozinha prepara tacos, burritos, quesadillas em combos para a família ou para duas pessoas. No Haná Restaurante Japonês, o cliente pode escolher combinados, que vão de 45 a 118 unidades, ideal para bastante gente. Com até R$ 25, é possível fazer pedidos de bolinho de peixe com abóbora, lula empanada, camarão imperial ou temaki, por exemplo.
Excelência
Gustavo Guedes, 33, é mixologista e sócio do Southside, restaurante que virou point em Brasília. Mas, com a pandemia, foi preciso acompanhar as modificações do cenário. “A nossa casa tem uma proposta bem forte de socialização, mas sempre pensamos em aderir ao delivery e ao take out (buscar e comer fora). De fato, a quarentena deu o empurrãozinho que faltava”, conta o empresário.
Um dos princípios que não podiam faltar no novo serviço era a excelência dos produtos. “Viramo-nos para alterar tudo o que precisava. Mudamos o nosso cardápio, pensando na qualidade da comida que vai chegar ao cliente. Tiramos diversas frituras que chegariam murchas por causa do abafamento da embalagem e adicionamos pratos para serem compartilhados com mais gente. Criou-se a cultura de socializar dentro de casa com os familiares”, explica Gustavo. “Nesta crise, os neurônios trabalharam o triplo. Nós pensamos, primeiro, como clientes, em qual serviço gostaríamos de receber e de que forma. Depois, pensamos como empresários e desenvolvemos meios de atender a essas demandas”, detalha.
Os drinks queridos pelo público também não podiam ficar de fora. Agora, com as apresentações on-line de artistas, elas acabam sendo ainda mais pedidas. Por isso, o Southside implementou o serviço de entregas de bebidas, com a divulgação de conteúdo em redes sociais. “Sempre uma hora antes daquelas lives megaesperadas dos artistas conhecidos, nós lançamos um vídeo ensinando a preparar drinks em casa. Podem solicitar dicas de harmonização e nós mandamos todo o material que vão utilizar na preparação. Em alguns combos, mandamos até a taça, para que eles se sintam como no bar”, afirma o empresário.
Onde petiscar
» Beneditta Cozinha e Bar
Local: Taguatinga
Petiscos: isca de filé de tilápia %2b 3 acompanhamentos: R$ 59,90/ Picanha na chapa 3 acompanhamentos: R$ 79,90/ Bife Ancho 3 acompanhamentos:
R$ 59,90/Porção de quibe com 20 unidades: R$ 15,90/Camarão à Beneditta: R$ 79,90.
Pedidos: 3373-3675 e 3372-8198
» Boteco Lendário
Local: Núcleo Bandeirante
Petiscos: torresmo/Frango à Passarinho/Carne de sol com mandioca/Entrevero (consulte valores).
Pedidos: 9 9174-0254
» Haná Restaurante Japonês
Local: Asa Sul
Petiscos: rolinho de Queijo (5 unidades): R$ 19/Porção de bolinho de peixe com abóbora (10 unidades): R$ 19,90/Lula Empanada (10 unidades):
R$ 25/Camarão Imperial (10 unidades), camarão empanado com massa especial à base de batata-doce: R$ 25/Temaki com salmão: R$ 24/Temaki com salmão completo, cream cheese e cebolinha: R$ 24/Temaki com camarão: R$ 26
Pedidos: 3244-9999
» El Paso
Locais: asas Sul e Norte
Petiscos: quesadilla (8 pedaços) — Tortilhas de trigo com queijo e recheio a escolher, acompanha guacamole e pico de gallo: R$ 58/Combo Família: chilli, guacamole, 4 tacos rancheros de frango, 4 pedaços de burritos de carne, 4 pedaços de quesadillas de champignon e cebolas douradas, 4 potato skins totopos (chips de milho crocantes) e salsa roja de entrada como cortesia: R$ 95/ El Paso Combo (serve duas pessoas) — 2 Pedaços de burritos de carne, 2 tacos rancheros (1 de frango e 1 de carne), 2 pedaços de quesadillas de cebola e champignon, 2 alitas monterrey (coxinhas da asa em panko), 2 potato skins, 1 chili (250ml), 1 salsa roja (250ml), 1 guacamole (100ml), 1 totopos (150mg): R$ 95.
Pedidos: 3349-6820
» ‘A Mano
Local: Asa Sul
Petiscos: carpaccio ‘A Mano brie trufado quatro cervejas Cerpa Export: R$ 100/Steak tartare cotoletta suína quatro cervejas Cerpa Export: R$ 130/Misto de frios Carpaccio ‘A Mano, com quatro cervejas Cerpa (R$ 150) ou com vinho tinto Quinta de Cabrez
(R$ 230)
Pedidos: 3245-8235
» Rubrio — Cozinha
autoral de fogo e brasa
Local: Asa Sul
Petiscos: croquete de carne de panela de wagyu, com geleia de pimenta: R$ 38/Brusquetas de costela desfiada e linguiça artesanal, com queijo de cabra e molho chimichurri: R$ 35/Cubos de tapioca, com geleia de pimenta:
R$ 28/Camarão empanado com aioli de pimenta: R$ 35
Pedidos: 9 9949-6878
» Hum! Burguer
Locais: Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte, Guará, Águas Claras e Sudoeste
Petiscos: linguiça calabresa temperada e levemente apimentada, com toque de vinho tinto/Porção de batata palito, com queijo cheddar e bacon/10 unidades de onion rings/Kit Live Hum! Burguer (consulte valores).
Pedidos: 3548-2312 e 3453-8845
» Wine Garden
Local: Lago Sul
Petiscos: tábua de frios (seleção de queijos, embutidos e conservas especiais, acompanhada de torradas da casa): R$ 86/Burrata (queijo tipo burrata bem cremoso, com pesto, tomate-cereja e torradas da casa): R$ 45.
Pedidos: 9 9211-5375
» Manzuá
Local: Lago Sul
Petiscos: porção de acarajé (mini ou normal): R$ 28/Trio Manzuá (serve duas pessoas), composto por quatro bolinhos de moqueca, dois miniacarajés, miniporção de isca de peixe (acompanha molho tártaro) e uma Stella Artois: R$ 43,20
Pedidos: 3364-6090
» BierFass
Local: Lago Sul
Petiscos: bolinhos de bacalhau/Filé à palito/Croquete de costela (consulte valores)
Pedidos: 3364-4041
» Southside
Local: Asa Sul
Petiscos: coxinhas ao curry, que acompanha compota de gengibre (4 unidades): R$ 26/Bolinhos de arroz recheado, com suíno e bacon (6 unidades): R$ 22/Croquetes cremosos recheados com salmão (4 unidades): R$ 26/Southside cocktail kit, que contempla quatro drinks (duas garrafinhas contendo dois drinks), mais uma cortesia personalizada, com opções como Moscow Mule: R$ 110
Pedidos: 3541-3722
» Nakombi
Local: Asa Sul
Petiscos: Kombilive do Nakombi, com 20 peças, dividido entre opções de niguiri trufado, gunka maracujá, gunka salmão, uramaki filadélfia e hossomaki, acompanhados de duas cervejas: R$ 76
Pedidos: 9 9626-2106 (consulte regiões de entrega)
Entre hambúrguer, carpaccio e lives
Para uns, tudo novo. Para outros, alguns ajustes. A rede de lanchonetes Hum! Burguer sempre atendeu no sistema de delivery e take out, além de receber os clientes nas lojas físicas. “Nós tínhamos uma estrutura de tele-entrega e pedidos via aplicativos, então, não foi tão difícil se adequar à crise. Em algumas lojas, sentimos muito o peso e, em outras, aumentamos até 30% o faturamento”, afirma Jales Marinho, diretor de Operações.
O marketing digital usado com qualidade antes da pandemia mostrou-se ainda mais essencial agora. “Sempre trabalhamos muito com as redes sociais e, agora, fizemos questão de mostrar como a equipe tem seguido todas as normas de segurança para atender bem ao público. O nosso serviço de take out é bem seguro, as pessoas nem precisam descer dos carros, levamos a maquininha e o álcool até o cliente”, conta Jales.
Visando à tendência de assistir ao artista favorito no sofá de casa, a Hum! Burguer preparou um combo especial. “Criamos o Kit Live, um petisco que vai batata frita com cheddar, onion rings e linguicinha. Teve boa aceitação. E os nossos tradicionais lanches ganharam tamanhos maiores. Antes, eram bem comum pedidos unitários ou em dupla. Agora, os pedidos para a família aumentaram bastante. É tempo de compartilhar com os familiares”, sugere o diretor.
Outro restaurante que identificou essa tendência de consumo durante as apresentações ao vivo pelas redes foi o ‘A Mano. Sexta-feira, sábado e domingo são os dias que a cozinha do local mais trabalha. “As pessoas começaram a querer algo diferente para o fim de semana; então, acompanham as lives e querem uma noite bacana. Por isso, começamos a montar combos com carpaccio, brie trufado, cervejas e vinho, por exemplo. Também fizemos uma opção com frios. As pessoas têm gostado muito”, comenta o proprietário, André Sampaio, 38. Outra pedida é a sugestão do chef, que muda toda semana. “Além das entradas, temos jantares para a família. Tem opção para todo mundo. Os clientes têm aderido bem ao delivery e acho que essa crise vai provocar uma mudança de hábitos”, acredita.
Oferta
Pratos como esses podem servir até para aproximar quem mora sob o mesmo teto. Tereza Castro, 33, aproveitou os novos serviços para ter um dia agradável com quem ama e não perder horas na cozinha. “A pandemia mudou a nossa concepção de tudo. Aproximou as famílias, fazendo programas mais caseiros. Como sou dentista, tenho a vida bem corrida e sempre recorri aos serviços de take out. Sempre pego para a família. Somos quatro aqui em casa, e todos ficam bem felizes com a união gerada por esse momento”, diz.
Para ela, esse tipo de atendimento deve ser duradouro. “Boa parte dos restaurantes que eu mais gosto ainda não trabalham com delivery. Acredito plenamente na viabilidade do serviço. Se continuarem com a oferta de atendimento a distância, eu, com certeza, pretendo manter o hábito”, avalia a dentista.
* Estagiária sob supervisão de Guilherme Goulart
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.