O Distrito Federal ultrapassou a marca de 4 mil casos de coronavírus neste sábado (16/05) e registrou a morte de mais uma moradora de Ceilândia. No Hospital Regional de Taguatinga, 42 servidores foram testados positivos para covid-19 e a Vara de Execuções Penais prestou esclarecimento sobre situação de presos ao Supremo Tribunal de Justiça.
E ainda, Ibaneis reabre lojas de calçados e roupas, além de outros estabelecimentos, GDF e governo de Goiás assinam acordo para tratar pacientes de covi-19 do entorno e transporte público voltará a funcionar com escala normal a partir de segunda-feira (18/05). Estes são alguns destaques do dia. Confira:
1 - DF ultrapassa os 4 mil casos de coronavírus - O Distrito Federal ultrapassou os 4 mil casos de covid-19 na tarde deste sábado (16/5). A atualização do painel de monitoramento da doença do GDF indica que agora são 4.140 pessoas infectadas pelo vírus. Dessas, 2.142 estão recuperadas.O número de casos confirmados representa um aumento de 279 novos casos em comparação com o boletim da noite de ontem, que indicava 3.861 infectados.
2 -DF registra a 55º morte por coronavírus - Uma mulher de 84 anos, moradora de Ceilândia, morreu neste sábado, vítima do coronavírus. Ela é o 55º óbito registrado pela Secretaria de Saúde. A idosa havia sido internadad no Hospital Universitário de Brasília (HUB) em 9 de maio e morreu na sexta-feira (15/5), na mesma unidade. Apesar de não apresentar comorbidades - doenças preexistentes que agravam o quadro de saúde do paciente - ela fazia parte do grupo de risco para a infecção pelo coronavírus em razão da idade.
3- HRT tem 42 servidores infectados com a covid-19 - A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que 42 servidores do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) estão infectados com o coronavírus. Levantamento divulgado pela pasta na noite deste sábado (16/5) mostra que, ao todo, 420 profissionais da saúde já contraíram o vírus no DF. Dois deles morreram.Segundo a secretaria, 936 servidores do HRT foram testados. Os profissionais com resultados positivos foram afastados das funções e cumprem quarentena de 14 dias, em casa, seguindo os protocolos definidos pela Secretaria de Saúde.
4- VEP presta esclarecimento ao STJ - A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF) encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) esclarecimentos sobre a situação dos detentos do regime semiaberto da capital. O ministro Sebastião Reis Júnior fez a solicitação após pedido da Defensoria Pública do DF de tornar os efeitos da liminar que concedeu prisão domiciliar a todos os presos em regime semiaberto em Minas Gerais e cujo com trabalho externo foi suspenso devido às medidas preventivas de combate à Covid-19, sejam estendidos aos presos em igual situação no DF.
5 - GDF amplia abertura do comércio - O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou decreto, neste sábado (16/5), estabelecendo novas regras para o funcionamento do comércio no Distrito Federal. A partir de hoje, as lojas de calçados, de roupas, de serviços de corte e costura e de extintores de incêndio poderão funcionar entre as 11h e as 19h. A proibição de abertura de parte das atividades comerciais é uma das medidas adotadas desde março para evitar a proliferação do novo coronavírus.
6 - DF e Goiás assinam acordo para atender casos de covid-19 do entorno - Dois dias após o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciar que a rede pública de saúde não atenderia os pacientes com covid-19 vindos do entorno, o Governo do Distrito Federal e de Goiás assinaram um termo de cooperação para regulamentar o acesso dos moradores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride) às unidades de saúde da capital da República. Pelo acordo, o GDF passa a receber os valores do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes aos tratamentos realizados em Brasília. Os secretários de Saúde do DF, Francisco Araújo, e de Goiás, Ismael Alexandrino, assinaram um termo de cooperação interfederativo na tarde de sexta-feira (15/4), no Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).
7 - Transporte público volta a funcionar normalmente na segunda - A partir desta segunda-feira (18/5), o transporte público do Distrito Federal voltará a funcionar com escala normal. O serviço havia sido reduzido devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB), o Sistema de Transporte Público do DF (STPC/DF) deve utilizar toda frota de ônibus disponível e cumprir a tabela de viagens em todas as linhas. Além disso, as empresas deverão reforçar as linhas em que mais há demanda, principalmente nos horários de pico, para evitar disseminação da covid-19. Como as aulas nas instituições de ensino permanecem suspensas, a Semob determinou que os ônibus que atendem setores onde o público é formado por estudantes sejam remanejados para reforçar outras linhas.