Para proteger a equipe e consequentemente os próprios familiares, um bombeiro do Distrito Federal criou um equipamento para isolar os pacientes transportados em ambulâncias. Com tubos PVC, cola, plástico, velcros e criatividade o sargento Alan Eurymar desenvolveu o item, chamado de célula.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, custa R$ 130 para produzir o equipamento. A corporação ainda ressaltou que a ideia do sargento circula em outras unidades da federação, com algumas adaptações.
“O projeto do militar de Brasília foi pensado para o atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19, mas é possível que se adeque a outros casos também”, frisou texto emitido pelos bombeiros.
Ainda segundo os militares, a cápsula impede que gotículas produzidas pelo paciente atinjam as equipes, o interior da viatura e o que estiver a sua volta, reduzindo assim o potencial de contaminação.
Os bombeiros reconhecem que, com o equipamento, a assepsia da viatura e da equipe passa a ser menos trabalhosa. “Com um risco menor, a carga de estresse mental da equipe também reduz, elevando a qualidade do atendimento”, reforçou a corporação.