Correio Braziliense
postado em 13/05/2020 20:29
A partir da próxima segunda-feira (18/5), a Secretaria DF Legal vai começar a aplicar multas de pelo menos R$ 2 mil de quem for flagrado circulando no Distrito Federal sem máscara. A medida é uma das determinações do governo local para conter as contaminações pelo coronavírus.
O uso do equipamento de proteção é obrigatório desde de 30 de abril na capital federal, mas só em 11 de maio passou a valer a multa para quem não seguisse a regra, o que configura infração sanitária. No entanto, nessa primeira semana, a secretaria responsável pela fiscalização decidiu ampliar as campanhas educativas e não aplicar multas, conforme adiantou, em entrevista ao CB.Poder - parceira entre o Correio e a TV Brasília - Gutemberg Gomes, secretário da DF Legal.
Ao lado de servidores da Secretaria de Governo e policiais e bombeiros militares, a equipe da DF Legal está nas ruas reforçando a necessidade da prevenção. As equipes distribuem gratuitamente máscaras de tecido recicláveis.
Pelo menos sete cidades já receberam a visita educativa: Samambaia, Estrutural, Planaltina, Paranoá, Fercal, Sol Nascente e Santa Maria. Segundo Gutemberg, a fiscalização não tem aplicação de multas. No entanto, as equipes se preparam para iniciar as autuações a partir da próxima segunda-feira (18). Quem desobedecer ao decreto do governo e não usar as máscaras, poderá ser punido com multa de até R$2 mil.
Apesar de o uso das máscaras ser importante forma de proteção para quem precisa sair de casa, especialistas e autoridades sanitárias reforçam que, até o momento, a medida mais eficaz de combate ao coronavírus é o isolamento social. Para os momentos em que for imprescindível sair, o uso da máscara, aliados às medidas de distanciamento social - manter pelo menos 2m de distância de pessoas de fora do seu convívio familiar próximo - e de higienização das mãos, é essencial.
Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.