Investigadores da 10ª DP (Lago Sul) identificaram José Ailton como o mentor do assalto. Ele estava em prisão domiciliar desde o fim de 2019 e tinha diversas passagens por roubo. O suspeito morava no município de Luziânia (GO), mas havia se mudado para o Distrito Federal nos últimos meses.
José Ailton e Gabriel chegaram à região administrativa juntos, em um Honda CR-V. A dupla estacionou no comércio da área e desceu, a pé, até a casa. Os homens foram filmados por câmeras de segurança da área. Eles entraram no local pulando a grade lateral. O foragido entrou na residência pela porta da sala, onde rendeu duas mulheres — mãe e companheira do delegado da 4ª DP.
Gabriel seguiu até a porta lateral da cozinha e surpreendeu o delegado e o pai dele, que também é servidor da PCDF, aposentado. Ambos os suspeitos estavam armados e usavam máscaras e luvas.
Na cozinha, Gabriel mandou as vítimas entregarem os celulares e, nesse momento, o delegado tocou na cintura. O criminoso ficou nervoso e se mostrou violento, segundo depoimento do agente da segurança. Ele chegou a apontar o revólver para o rosto do delegado. O policial aposentado pediu que o criminoso se acalmasse, desviando a atenção dele. Foi quando o delegado tirou a arma do próprio rosto e, com a outra mão, pegou a pistola e atirou.
Gabriel morreu na hora. Na sala, José Ailton escutou os disparos e fugiu. O acusado correu por um beco da região, que dá acesso ao comércio da quadra. Ali, câmeras de segurança o flagraram tentando entrar no Honda CR-V, mas ele não conseguiu e deixou o local a pé. Policiais apuram onde a dupla conseguiu o veículo.
Agentes da 10ª DP conseguiram identificar José Ailton e, agora, pedem que quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro do suspeito faça uma denúncia anônima à corporação pelo 197.
Denuncie
Telefones: 197 ou (61) 98626-1197 (WhatsApp)
E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
Denúncia Online: