O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá retomar, a partir da próxima segunda-feira (18/5), o serviço de liberação dos veículos apreendidos e que se encontram nos depósitos da Asa Norte, Taguatinga e Gama. Todo o processo será realizado por e-mail e apenas a entrega será efetuada presencialmente com atendimento pré-agendado.
A mudança no atendimento visa atender ao cidadão sem comprometer as medidas de segurança definidas pela Secretaria de Saúde em razão da pandemia de Covid-19. O intuito é proteger tanto a população quanto os servidores da autarquia dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Saiba Mais
DVA Brasília: liberacaodvabrasilia@detran.df.gov.br
DVA Taguatinga: liberacaodvatagua@detran.df.gov.br
DVA Gama: (liberacaodvagama@detran.df.gov.br
No e-mail, o solicitante receberá uma resposta automática contendo todas as instruções para a liberação, como a forma para digitalizar os documentos utilizando o celular e o passo a passo para emitir os boletos, realizar os pagamentos e regularizar a situação do veículo.
O processo ocorrerá em duas fases: a análise documental, onde todos os documentos digitalizados serão conferidos por um servidor. Com tudo certo, será feita uma análise financeira, com a verificação se ainda há algum débito em aberto, além do cálculo de todas as taxas de depósito a serem pagas. O proprietário terá um prazo definido para pagar o boleto com todas as custas.
Só poderá agendar o atendimento para retirada do veículo, após quitar todos os débitos. No momento da liberação, a pessoa deverá levar todos os documentos originais enviados na fase da análise documental.
Para o diretor-geral da autarquia, Zélio Maia, esse modelo de atendimento é vantajoso para o cidadão. “Que poderá fazer todo o processo de casa sem se expor aos riscos de contágio (da covid-19) e ainda economizar tempo, pois fará um único deslocamento até o Detran apenas no dia de retirar seu veículo”, ressalta.
Diárias
Todas as diárias entre 18 de março e 24 de maio não serão cobradas, em razão do período em que o atendimento ficou suspenso. A partir de 25 de maio, retoma-se a contagem das diárias para efeito de cobrança.
Após a análise documental e financeira, a contagem das diárias ficará suspensa até a data de entrega do veículo pelo Detran. No entanto, caso o proprietário não retire o veículo no dia e horário marcados, o valor será contabilizado enquanto não houver um novo agendamento de retirada.