Cidades

Ponte do Bragueto é liberada


O trânsito na Ponte do Bragueto foi liberado, ontem, pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). A estrutura passou por reforma, durante sete meses, e recebeu investimento de R$ 12 milhões. Cerca de 100 mil motoristas utilizavam a via diariamente, segundo a estimativa do GDF, e a revitalização contribuirá para desafogar o tráfego no local.

“É importante para o trânsito, pela quantidade de engarrafamento que já se viveu aqui, além do embelezamento da saída para a cidade”, afirmou Ibaneis. Na cerimônia, o governador destacou outras ações realizadas na área de mobilidade urbana pelo GDF. “Dá gosto de ver quando se olha todas as tesourinhas sendo reformadas. A cidade, há muito tempo, não era cuidada como está sendo agora”, afirmou.

A reforma, a cargo do Departamento de Estradas e de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), está 95% concluída. Serviços de sinalização horizontal, recapeamento asfáltico, iluminação e instalação de guarda-corpos foram finalizados. A conclusão será executada pelo DER-DF mesmo com a liberação para os motoristas.

O diretor do DER-DF, Fauzi Nacfur, lembrou que havia preocupação constante da população em relação à segurança da ponte. “Durante muitos anos, questionaram se ela não corria o risco de cair, mas conseguimos concluir a restauração. Agora, ela permitirá uma triagem melhor do fluxo de veículos juntamente às pontes marginais que já estavam liberadas”, acrescentou.

No evento de liberação, o governador informou, também, que o projeto final para a reforma e revitalização da W3 Sul, outra prioridade do setor de mobilidade, foi concluído pela equipe do GDF. “Vamos ter condições de entregá-la revitalizada até o próximo ano. Isso nos alegra muito e esperamos que, logo em seguida, possamos fazer a revitalização da W3 norte”, completou.

Empreendedorismo

Ibaneis anunciou a criação de uma secretaria para cuidar do empreendedorismo na capital federal. A ideia é trazer mais apoio para o setor produtivo. Sob os cuidados da nova pasta, ficarão os micro e médios empreendedores, além daqueles que participam do programa Desenvolve-DF (antigo Pró-DF). A intenção é auxiliá-los nos negócios e na recuperação em meio à crise provocada pelo coronavírus.

A Secretaria de Empreendedorismo será desmembrada da pasta de Desenvolvimento Econômico, que, chefiada por Ruy Coutinho, continuará focada na captação de grandes empresas e em financiamentos nacionais e internacionais. Fabiana Di Lúcia assumirá o comando da Secretaria de Empreendedorismo. Atualmente, ela ocupa o posto de subsecretária de Programas e Incentivos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.