Cidades

Industria sente impactos


A crise provocada pelo novo coronavírus também afetou as atividades industriais do DF. Segundo pesquisa de Sondagem Industrial, realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor apresentou uma queda significativa na produção e na geração de emprego.

Para o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, este cenário já era esperado diante da pandemia. “Mesmo não sendo afetado diretamente pelos decretos de isolamento social, o fechamento do comércio resultou em uma queda de demanda por produtos. Todas essa perspectiva influenciou”, analisa Bittar.

De acordo com o presidente, a última vez que a indústria apresentou índices tão baixos foi nos anos de 2008 e 2009. A diminuição da produção está entre os principais problemas enfrentados pelo setor. O indicador passou de 46,7 pontos, em fevereiro, para 24,6, em março. Um recuo de 22,1 pontos. Indicadores com  50 pontos ou mais representam crescimento, e abaixo disso, queda.

Segundo Jamal, a perspectiva de melhora só virá quando houver um controle da doença e retomada do comércio como um todo.