Cidades

Resumo do dia: veja as principais notícias sobre o coronavírus no DF

Obrigatoriedade das máscaras, mais duas mortes no DF e o anúncio de um novo hospital de campanha foram algumas das notícias desta segunda-feira (11/5)

Mais duas mortes confirmadas, mudança nos velórios e aumento do número de casos de coronavírus no Distrito Federal: veja quais são as notícias desta segunda (11/5) relacionadas à pandemia do novo coronavírus.
 
1.  Obrigatoriedade - A partir desta segunda-feira (11/5), quem sair de casa sem máscara de proteção facial será multado no DF. O cidadão que descumprir a exigência pode receber multa de pelo menos R$ 2 mil. O acessório é uma das principais medidas para evitar a proliferação do coronavírus. Equipes do DF Legal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros farão a fiscalização.
 

2. Casos confirmados e mortes - O DF chegou a 2,8 mil casos confirmados do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (11/5), a Fercal registrou a primeira infecção desde o início da pandemia. Agora, todas as regiões do DF têm registros de covid-19. Boletim mais recente da Secretaria de Saúde indica que 195 pessoas estão hospitalizadas: 78 em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 117 em leitos de enfermaria. A capital registrou, ainda, duas novas mortes pela doença. As vítimas são uma moradora de Ceilândia, de 92 anos, e um homem de 72, que morava em Santa Maria. Ambos apresentavam comorbidades. O painel da pasta contabiliza 44 óbitos, mas um deles é computado pela Secretaria de Saúde de Goiás, pois se trata de uma moradora do Novo Gama.
 
 
3. Velório - A Subsecretaria de Assuntos Funerários publicou, nesta segunda-feira (11/5), uma Ordem de Serviço, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), para esclarecer que apenas os funcionários encarregados das capelas-velório devem fazer o deslocamento dos cadáveres dos veículos funerários e a instalação nas capelas, com o auxílio de pelo menos um representante da funerária incubido do serviço. Está terminantemente proibido que parentes ou pessoas ligadas à vítima ajudem no deslocamento da urna mortuária.
 

4. Polícia - Uma bióloga de 46 anos foi levada para a delegacia na manhã desta segunda-feira (11/5), após se recusar a usar máscara para entrar em um supermercado, medida obrigatória no Distrito Federal desde 30 de abril, como forma de prevenção à disseminação do coronavírus. O caso ocorreu no Sudoeste e a mulher foi encaminhada para a 5ª Delegacia de Polícia (área central de Brasília).
 
 
5. Novo hospital - O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que vai inaugurar um segundo hospital de campanha para tratamento de infectados com covid-19, em Ceilândia. O anúncio foi feito durante visita técnica ao hospital de campanha voltado para pacientes infectados com coronavírus no Estádio Nacional de Brasília. A unidade terá 60 leitos, sendo 20 destinado a unidades de terapia intensiva (UTIs) e 40 de enfermaria e começará a receber pacientes na próxima semana.
 

6. Sistema prisional - A Secretaria de Turismo (Setur) começou a seleção de estabelecimentos de hospedagem e hotelaria com o objetivo de alojar profissionais da carreira de execução penal vinculados à Secretaria Segurança Pública (SSP-DF). O benefício é exclusivo para os servidores lotados nas penitenciárias, especialmente as unidades que concentrem internos contaminados pela covid-19. O número de presos infectados pelo novo coronavírus chegou a 444. Outros 129 policiais penais foram diagnosticados com a doença.






Ad?o de Souza/PBH/FotosPublicas -
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press -
Ed Alves/CB/D.A Press -
Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press -
AFP -
NICOLAS ASFOURI -