Sem medo de trocar
Estabilidade é uma palavra que parece não ter força no vocabulário do governador Ibaneis Rocha (MDB) quando o assunto são alguns cargos de confiança. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o emedebista fez diversas trocas na área de Saúde — mudou até de secretário — e não hesitou em fazer mudanças quando algo saiu diferente do que pretendia. Ontem, foi a vez de substituir a chefia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A unidade é referência para o tratamento da covid-19 e atingiu lotação dos leitos de UTI no início desta semana, o que gerou desgaste para o governo.
Panatenaico
Decisão liminar da Justiça Federal decretou a indisponibilidade de bens de envolvidos na ação de improbidade administrativa que apura irregularidades nas obras do BRT-Sul, no âmbito da operação Panatenaico. A medida foi tomada a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Entre os acusados estão o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) e o ex-vice governador Tadeu Filippelli (MDB). O bloqueio total é de cerca de R$ 28 milhões.
No meio do caminho tinha uma Rodoviária
Filho do presidente da República, o deputado federal Eduardo Bolsonaro se empolgou com um tuíte do ministro da Justiça e da Segurança Pública, André Mendonça, que destacava resultados da operação Tupã. Eduardo usou os números para exaltar o trabalho do novo diretor da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza. O parlamentar só não se esqueceu de observar um detalhe: a operação era da Polícia Rodoviária Federal.
26 de setembro
A Câmara dos Deputados aprovou ontem medida provisória que disciplina venda e gestão de imóveis da União. Uma emenda das deputadas ao texto Flávia Arruda (PL) e Celina Leão (PP) permite que seja aberto processo de regularização fundiária, com compensação ambiental, do assentamento 26 de setembro, situado em área da Floresta Nacional de Brasília (Flona). A ideia conta com apoio do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Na Justiça contra Bolsonaro
Os distritais petistas Arlete Sampaio e Chico Vigilante foram à Justiça pedir que o presidente da República seja proibido de contrariar protocolos sanitários contra a pandemia da covid-19. A ação tenta impedir que Bolsonaro saia às ruas sem uso de máscaras e equipamentos de proteção. Além disso, os deputados querem que o presidente deixe de fazer discursos ou postagens em redes sociais que contrariem as recomendações contra o vírus.
Contra a privatização do Metrô
O Sindicato dos Metroviários do DF e o deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) protocolaram uma representação no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios contra a privatização do Metrô. Eles apresentam, no texto, supostas ilegalidades no processo conduzido pela Secretaria de Mobilidade e Transporte. Defendem, entre outros pontos, que o assunto deveria ser discutido e votado pela Câmara Legislativa.
Papuda
Mesmo com alto número de casos confirmados de covid-19, o Complexo Penitenciário da Saúde permanece até agora sem registro de mortes provocadas pela doença. Na avaliação de integrantes da Segurança Pública do DF, o volume de exames contribuiu para isso. Os testes, acreditam, ajudam a isolar com rapidez os presos contaminados e impedem que o problema torne-se mais drástico do que é.
Só papos
Só papos
“Embora o povo tenha o dinheiro na mão, daqui a 30 dias pode ser que comece a faltar nas prateleiras e desorganizar a produção brasileira, entrando em um sistema de colapso da economia, de desorganização social”
Paulo Guedes, ministro da Economia
“Existe um equívoco de que o isolamento social, a quarentena, está causando a crise econômica. É ao contrário. A crise é causada pela pandemia. Parece óbvio, mas no discurso de muitos, inclusive em esferas de poder, estão agindo em direção contrária”
Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo e ex-ministro da Fazenda