Cidades

Covid-19: sistema penitenciário do DF registra 359 casos ativos da doença

Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, nesta quinta-feira (7/5), mostra que 101 policiais penais e 258 internos estão com o novo coronavírus

O sistema penitenciário concentra a maior quantidade de casos do novo coronavírus na capital. De acordo com o levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, nesta quinta-feira (7/5), foram registrados 359 casos ativos na Papuda. Desses, 101 são policiais penais e 258 internos. 

Desde o início da pandemia, foram 466 confirmações da doença nos presídios do DF. Cerca de 107 se recuperaram. Em relação aos casos ativos, cinco policiais penais se encontram internados, sendo dois no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e três na rede hospitalar particular. E nove internos que apresentaram sintomas da doença estão no Hran, um deles tem comorbidade e necessita de cuidados especiais. Os demais apresentam sintomas moderados.

Segundo a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), todos os reeducandos que porventura apresentem algum tipo de agravamento no estado de saúde são imediatamente encaminhados para o Hran. Os demais contaminados estão sendo acompanhados por equipes de saúde nas próprias unidades prisionais.

Dos policiais penais confirmados, nove são do Centro de Detenção Provisória (CDP), 16 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), 42 da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), 19 da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II), quatro do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), oito da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) e três servidores da Sesipe. Dos policiais recuperados, 17 são do CDP, 19 do CIR, dois da PDF-II e um da DPOE.

Dos internos, 46 são do CDP, 52 do CIR, 122 da PDF I, 34 da PDF-II, uma da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) e três do CPP. "Destacamos que a reeducanda identificada na Penitenciária Feminina havia sido transferida do Centro de Detenção Provisória a pedido da Justiça e, por testar positivo ainda na triagem, retornou de imediato à unidade de origem", destacou a Sesipe, em nota. Dos 68 reeducandos recuperados, 53 são do CIR, nove do CDP e seis da PDF-I.

O Centro de Detenção Provisória e o Centro de Internamento e Reeducação apresentam 65% e 54% dos policiais recuperados, respectivamente. Em relação aos presos, o CIR é a primeira unidade prisional a atingir o patamar de 50% dos presos recuperados.
 

Testes 


Até o momento, já foram aplicados, pela Secretaria de Saúde, mais de dois mil testes em internos e policiais penais no DF. Parte dos que testaram positivo ainda aguarda a contraprova. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a alta testagem realizada nos presídios do DF, desde o início dos primeiros casos da doença no DF, permitiu a adoção imediata de medidas preventivas e de isolamento.

Segundo a pasta, tais iniciativas têm se mostrado muito eficazes, pois, apesar de apresentar cerca de 60% dos casos detectados no sistema prisional brasileiro, de acordo com o Painel Covid-19 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o DF tem atualmente uma taxa de 0% de letalidade. No restante do país, 20 internos morreram devido à doença até o momento.